As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos

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Autor(es): dc.contributorTesser, Gelson João, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Autor(es): dc.creatorMachado, Simone Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56407-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Gelson João Tesser-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos em sala de aula. Os aspectos centrais que embasam esta pesquisa são: a busca por identificar de que forma a teoria da complexidade de Edgar Morin procura superar o problema da fragmentação do saber promovido pelo modelo educacional vigente; como ela define a construção ética do ser humano e quais são os aspectos que possibilitam essa formação ética por meio dos saberes escolares. O desenvolvimento da presente pesquisa procurará valer-se dos referenciais teóricos traçados por Edgar Morin em seus escritos, pertinentes a elaboração do pensamento complexo, ética e antropoética e suas principais críticas à fragmentação dos saberes, enfatizando sua visão sobre a educação e as contribuições destas para a formação ética dos educandos. Os dados levantados pela análise do referencial teórico demonstram a necessidade de incluir no currículo escolar dos sistemas de ensino, desde a mais tenra idade, questões que possibilitem a formação do indivíduo por meio da autocrítica, do exercício da compreensão e da solidariedade. É necessário ensinar a compreensão humana, que tem início a partir de uma autocompreensão de suas qualidades racionais, bem como de sua animalidade, para que, por meio de uma autocrítica, se possa chegar à compreensão do outro e ao desenvolvimento de uma solidariedade planetária. A auto-ética proposta por Morin é essencial e nasce como um sinal de esperança de tempos melhores-
Formato: dc.format1 arquivo (38 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComplexidade (Filosofia)-
Título: dc.titleAs contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos-
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