
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tesser, Gelson João, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Simone Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56407 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56407 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Gelson João Tesser | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a contribuição da teoria da complexidade apresentada por Edgar Morin para a formação dos princípios éticos dos educandos através dos saberes desenvolvidos em sala de aula. Os aspectos centrais que embasam esta pesquisa são: a busca por identificar de que forma a teoria da complexidade de Edgar Morin procura superar o problema da fragmentação do saber promovido pelo modelo educacional vigente; como ela define a construção ética do ser humano e quais são os aspectos que possibilitam essa formação ética por meio dos saberes escolares. O desenvolvimento da presente pesquisa procurará valer-se dos referenciais teóricos traçados por Edgar Morin em seus escritos, pertinentes a elaboração do pensamento complexo, ética e antropoética e suas principais críticas à fragmentação dos saberes, enfatizando sua visão sobre a educação e as contribuições destas para a formação ética dos educandos. Os dados levantados pela análise do referencial teórico demonstram a necessidade de incluir no currículo escolar dos sistemas de ensino, desde a mais tenra idade, questões que possibilitem a formação do indivíduo por meio da autocrítica, do exercício da compreensão e da solidariedade. É necessário ensinar a compreensão humana, que tem início a partir de uma autocompreensão de suas qualidades racionais, bem como de sua animalidade, para que, por meio de uma autocrítica, se possa chegar à compreensão do outro e ao desenvolvimento de uma solidariedade planetária. A auto-ética proposta por Morin é essencial e nasce como um sinal de esperança de tempos melhores | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (38 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexidade (Filosofia) | - |
| Título: dc.title | As contribuições da teoria da complexidade de Edgar Morin para formação dos princípios éticos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: