Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moosburger, Udo Baldur | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Ladeira, Karine Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56402 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56402 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Udo Baldur Moosburger | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando a educação da criança como ferramenta principal e base para essa formação. Apesar de se tratar de uma obra conhecida e de importância significativa para os estudos de filosofia e educação, há no Emílio um assunto pouco abordado em estudos sobre Rousseau: a educação do corpo e dos sentidos. Considerando isto, resultado de um estudo dos dois primeiros capítulos do Emílio, este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de Rousseau sobre a educação do corpo e dos sentidos durante a infância. Além disso, pretende-se com este trabalho contribuir para futuros estudos que tenham o intuito de partir da educação do corpo e dos sentidos para a elaboração de outras possíveis pesquisas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Emílio is considered the most important work of Rousseau, from it derives his thesis of natural education. The work displeased the European society of the eighteenth century, for presenting reflections on the formation of man, treating the education of the child as the main tool and basis for this formation. Although it is a work known and of significant importance for the studies of philosophy and education, there is in Emílio a subject little discussed in studies about Rousseau: the education of the body and the senses. Considering this, the result of a study of the first two chapters of the Emile, this work aims to contribute to the understanding of Rousseau's thinking about the education of the body and the senses during childhood. In addition, this work intends to contribute to future studies aimed at starting from the education of the body and the senses to the elaboration of other possible researches. | - |
Formato: dc.format | 35 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | A educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseau | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: