
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Morais, Maria Derli de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56370 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56370 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Helena Midori Kashiwagi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um Diagnóstico Social (não é monografia) importante instrumento utilizado na gestão pública e para a gestão social socioterritórial e tem como objetivo desvelar as expressões da questão social que se manifestam no território do bairro Campina da Barra, no município de Araucária/Paraná. Para tanto, utilizou-se o método de diagnóstico participativo, no qual foram aplicadas as abordagens quantitativa e qualitativa, em forma de entrevista semi-estruturada em formulários entregue para as agentes comunitárias da Unidade Básica Local. Visando explorar a temática, foram coletadas informações do Cadastro Único dos beneficiários para caracterizar o perfil socioeconômico das famílias atendidas no CRAS Tupy, município de Araucária, e utilizados os dados do Diagnóstico Social elaborado pela SMAS, para demonstrar o perfil socioeconômico das famílias atendidas no Bairro Campina da Barra, deste município. A partir dos dados analisados por esse Diagnóstico foi possível identificar questões relevantes sobre a situação atual do Bairro Campina da Barra, território do CRAS Tupy. Além de promover o levantamento quanto às necessidades do território, buscou-se observar outras incidências que, mesmo indiretamente, acabam por influir na condição do Município em promover soluções para os problemas detectados. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (57 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos de desenvolvimento rural | - |
| Título: dc.title | Diagnóstico socioterritorial : levantamento das expressões da questão social no território do CRAS Tupy, município de Araucária - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: