Analogia "Sobre Jequitibás e Eucaliptos" de Rubem Alves frente ao paradigma da educação e suas mudanças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lenir Maristela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorCabral, Leonardo Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56352-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56352-
Descrição: dc.descriptionOrientador : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educação-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educação-
Formato: dc.format30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Título: dc.titleAnalogia "Sobre Jequitibás e Eucaliptos" de Rubem Alves frente ao paradigma da educação e suas mudanças-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.