Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ivanilda A. da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56340 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56340 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa Dra Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2018. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso em "Especialização em Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade", apresenta como tema A Qualidade do Ensino dos Estudantes das Escolas Públicas do município de Morretes – PR, enfatizando os desafios para uma aprendizagem significativa. Baseando-se na perspectiva da problematização: Será que as expressões sociais da "Questão Social", quanto a qualidade do ensino, desafios para a aprendizagem significativa, dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes, refletem na qualidade do ensino, desafios para uma aprendizagem significativa? O objetivo tem como finalidade de analisar a "questão social" atinente qualidade do ensino dos estudantes, correlacionando as expressões sociais aos principais desafios para a aprendizagem significativa, bem como, apresentar contextos teóricos de autores estudiosos, referentes ao tema. A metodologia, utilizada, quanto aos meios e aos fins, além de pesquisas bibliográficas de autores que estudaram, segundo o tema, também foi utilizada pesquisa de campo, sendo 20 (vinte) questionários aplicados com 20 (vinte) perguntas distribuídas entre 19 objetivas e 1 (uma) dissertativa, direcionadas a professores, pedagogas e direção, que trabalham nas escolas pública, entre as mesmas, da zona urbana e rurais, e para finalizar, uma pesquisa com a Secretaria de Educação, referente aos estudantes, conforme resultados de retidos, aprovados e evadidos, a fim de constatar os resultados. Em respostas das pesquisas pode – se analisar que existem expressões sociais que podem influenciar para a "questão social", atinente a qualidade do ensino: Desafios para a Aprendizagem Significativa. A qualidade do ensino para a vida dos estudantes promove o bom desenvolvimento, tanto da vida intelectual, quanto no sentido humano. Para tanto, a importância desta linha de pesquisa, serve para apresentar uma análise de como está a qualidade do ensino para os estudantes do município de Morretes. A qualidade do ensino deve garantir uma formação, para o aprendiz, desenvolvendo-o, um cidadão, crítico, intelectual, autônomo e social, capaz de transformar a realidade. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (53 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questão social | - |
Título: dc.title | A qualidade do ensino dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes : desafios para a aprendizagem significativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: