A qualidade do ensino dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes : desafios para a aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKashiwagi, Helena Midori, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ivanilda A. da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56340-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Helena Midori Kashiwagi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2018.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso em "Especialização em Questão Social na Perspectiva da Interdisciplinaridade", apresenta como tema A Qualidade do Ensino dos Estudantes das Escolas Públicas do município de Morretes – PR, enfatizando os desafios para uma aprendizagem significativa. Baseando-se na perspectiva da problematização: Será que as expressões sociais da "Questão Social", quanto a qualidade do ensino, desafios para a aprendizagem significativa, dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes, refletem na qualidade do ensino, desafios para uma aprendizagem significativa? O objetivo tem como finalidade de analisar a "questão social" atinente qualidade do ensino dos estudantes, correlacionando as expressões sociais aos principais desafios para a aprendizagem significativa, bem como, apresentar contextos teóricos de autores estudiosos, referentes ao tema. A metodologia, utilizada, quanto aos meios e aos fins, além de pesquisas bibliográficas de autores que estudaram, segundo o tema, também foi utilizada pesquisa de campo, sendo 20 (vinte) questionários aplicados com 20 (vinte) perguntas distribuídas entre 19 objetivas e 1 (uma) dissertativa, direcionadas a professores, pedagogas e direção, que trabalham nas escolas pública, entre as mesmas, da zona urbana e rurais, e para finalizar, uma pesquisa com a Secretaria de Educação, referente aos estudantes, conforme resultados de retidos, aprovados e evadidos, a fim de constatar os resultados. Em respostas das pesquisas pode – se analisar que existem expressões sociais que podem influenciar para a "questão social", atinente a qualidade do ensino: Desafios para a Aprendizagem Significativa. A qualidade do ensino para a vida dos estudantes promove o bom desenvolvimento, tanto da vida intelectual, quanto no sentido humano. Para tanto, a importância desta linha de pesquisa, serve para apresentar uma análise de como está a qualidade do ensino para os estudantes do município de Morretes. A qualidade do ensino deve garantir uma formação, para o aprendiz, desenvolvendo-o, um cidadão, crítico, intelectual, autônomo e social, capaz de transformar a realidade.-
Formato: dc.format1 arquivo (53 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão social-
Título: dc.titleA qualidade do ensino dos estudantes das escolas públicas do município de Morretes : desafios para a aprendizagem significativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.