Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos

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Autor(es): dc.contributorAbib, Gustavo, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorStraforin, Flávio Rezende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56334-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Gustavo Abib-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Acredita-se que a gestão do conhecimento é um instrumento importante para a criação e retenção do conhecimento nas empresas. Entretanto, muitas empresas ainda não possuem esse processo, o que tem dificultado a sua sobrevivência. Por outro lado, há empresas que já utilizam essa ferramenta para o seu crescimento e desenvolvimento. Considerando esses aspectos, este artigo tem como objetivo analisar a gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos e seus fornecedores. O tema é relevante, pois num mercado de alta competição quem não souber se preparar para vencer os desafios, acabará à margem da competitividade. Esta pesquisa é de caráter qualitativa e descritiva. É um estudo de caso e a análise obedeceu ao proposto por Silva (2002) e Nonaka e Takeuchi (1997) que elencaram algumas ações em relação à prática da gestão do conhecimento, tais como: aprendizagem organizacional; benchmarking; coachin; comunicação organizacional; comunidade de práticas, educação corporativa, gestão por competências, inteligência competitiva, gestão de relacionamento com o cliente, lições aprendidas, mapeamento dos processos, melhores práticas; memória organizacional, mentoring; normalização e padronização. Observou-se que a empresa já utiliza algumas práticas da gestão do conhecimento elencadas pela literatura e subsidia de forma eficiente suas relações com os fornecedores.-
Formato: dc.format16 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCosmeticos - Indústria-
Título: dc.titleGestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos-
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