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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Miriam Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Erickson Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:09:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:09:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56326 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56326 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Ms(a). Miriam Cristina Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 09/12/2017 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências p.49-50 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Pretende-se desvelar neste ensaio como se concretizou a construção da Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga, apresentando-a como uma alternativa para a implemantação de um processo educativo emancipatório, encontrando na educação infantil a motivação necessária para que sujeitos da comunidade participassem desta proposta educacional de cunho popular. Seguindo a ordem cronológica dos fatos que constituíram este processo até o presente momento, procurou-se abordar também elementos e concepções que devem constituir a fundamentação teórica do projeto político pedagógico das instituições de educação infantil, revelando assim as concepções política, pedagógica, filosófica, de escola, dentre outros aspectos, que caracterizam a identidade deste movimento popular. Este trabalho surge como uma possível referência para que outros grupos de sujeitos sejam estimulados a construírem seus próprios processos educativos, através da autonomia, do respeito, do diálogo e com muita alegria. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (50 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidades - Educação | - |
| Título: dc.title | A organização popular como alternativa para implementação de propostas emancipatórias de educação : um ensaio sobre a Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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