A organização popular como alternativa para implementação de propostas emancipatórias de educação : um ensaio sobre a Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Miriam Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorPinto, Erickson Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:09:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:09:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56326-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Ms(a). Miriam Cristina Lopes-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Questão Social pela Perspectiva interdisciplinar. Defesa em: 09/12/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências p.49-50-
Descrição: dc.descriptionResumo : Pretende-se desvelar neste ensaio como se concretizou a construção da Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga, apresentando-a como uma alternativa para a implemantação de um processo educativo emancipatório, encontrando na educação infantil a motivação necessária para que sujeitos da comunidade participassem desta proposta educacional de cunho popular. Seguindo a ordem cronológica dos fatos que constituíram este processo até o presente momento, procurou-se abordar também elementos e concepções que devem constituir a fundamentação teórica do projeto político pedagógico das instituições de educação infantil, revelando assim as concepções política, pedagógica, filosófica, de escola, dentre outros aspectos, que caracterizam a identidade deste movimento popular. Este trabalho surge como uma possível referência para que outros grupos de sujeitos sejam estimulados a construírem seus próprios processos educativos, através da autonomia, do respeito, do diálogo e com muita alegria.-
Formato: dc.format1 arquivo (50 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComunidades - Educação-
Título: dc.titleA organização popular como alternativa para implementação de propostas emancipatórias de educação : um ensaio sobre a Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga-
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