Modelo de negócio : o impacto do ambiente de negócio em uma empresa do setor de óleo e gás

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMay, Marcia Ramos, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorBorba, Eduardo de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:06:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:06:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56323-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Marcia Ramos May-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Socias Aplicdas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo teve como objetivo identificar o modelo de negócio em uma empresa do setor de óleo e gás, assim como analisar as mudanças ocorridas no modelo de negócio devido à fatores externos à organização, e também propor um novo modelo de negócio baseado nas tendências do mercado. O mercado de energia está em transição para uma economia de baixo carbono. De acordo com a ANP (2018), as fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, vem avançando rapidamente e com custos competitivos, o que indica que o petróleo poderá se tornar obsoleto a longo prazo. Este período de transição, onde ainda há demanda por petróleo, tornase fundamental para as empresas adequarem e inovarem seus modelos de negócio. A contribuição deste trabalho será uma síntese do ambiente de negócio do setor de petróleo na década de 2010 e também um indicativo das tendências para o setor para os próximos anos. A metodologia de estudo é qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único do tipo longitudinal, e buscou avaliar o modelo de negócio da empresa, através do método Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2011), nos anos de 2011 e 2017, e propor um modelo de negócio para o ano de 2020, baseado no ambiente de negócios e pelas tendências do mercado de óleo e gás.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectGás-
Palavras-chave: dc.subjectÓleo-
Título: dc.titleModelo de negócio : o impacto do ambiente de negócio em uma empresa do setor de óleo e gás-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.