Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandez, Celeste, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Fortes, Danielle Christine Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56321 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56321 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Me. Celeste Fernandez | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Pós-Graduação em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2018. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho trago minha percepção como produtora cultural local do Projeto Kiringüé Pindoty no qual atuei na produção de uma obra audiovisual documental, onde retrata o modo de viver das crianças indígenas Mbya Guarani, suas brincadeiras, cantos e outras atividades lúdicas. Este projeto tem como objetivo maior, valorizar a diversidade da cultura étnica tradicional indígena Mbya Guarani e difusão intercultural entre saberes, fortalecendo assim seu diálogo com a comunidade urbana da região do litoral do paranaense, valorizando a diversidade étnica local e o respeito intercultural. Meu objetivo inicial para este trabalho era apresentar um relatório técnico de produção cultural local no desenvolvimento da produção junto à comunidade tradicional Mbyá Guarani, mas, não posso deixar de colocar minha vivência, minha percepção, e principalmente meu retorno a minha terra, pois sou Caiçara. Trago também minha gratificante caminhada acadêmica na graduação do curso de Tecnologia em Produção Cênica e na Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar da UFPR, e inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) onde através dos debates, análises vivencias e reflexões me levaram a perceber o significado de ressignificar. Onde minha instrumentalização como produtora cultural contribui na difusão intercultural entre saberes, valorizando as interações humanas e estabelecendo um diálogo entre a comunidade tradicional indígena, a equipe técnica e a população urbana. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (29 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentário (audiovisual) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Título: dc.title | Produção cultural na Tekoa Pindoty : vivências, interações e diálogos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: