Objetivação da aprendizagem filosófica no ensino médio : uma análise da mediaçãio docente e da produção discente a partir do uso do texto filosófico nas aulas

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Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduino, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorVieira, Wilson José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:14:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:14:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56286-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Geraldo B. Horn-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.188-197-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa foi realizada a partir de observações sistemáticas do ambiente escolar e, em especial, das aulas de filosofia com estudantes de 1º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba-PR nos anos de 2015 e 2016. Utilizou-se a observação participante para analisar e compreender a objetivação filosófica dos estudantes no uso do texto de filosofia e da mediação docente. Compreende-se por objetivação filosófica o processo de crítica da realidade, uma atitude filosófica, uma resposta unitária às perguntas radicais formuladas por Heller (1983): Como se deve pensar? Como se deve agir? Como se deve viver? A produção dos estudantes e os dados coletados durante as aulas do professorcolaborador de Filosofia (provas, mapas conceituais, textos e vídeos), e também os materiais utilizados para a realização deste trabalho (Plano de Trabalho Docente, textos filosóficos, vídeos) foram analisados à luz da recepção/objetivação filosófica. Buscou-se compreender a aprendizagem filosófica (apropriação da linguagem filosófica, conceitos, problemas, organização do pensamento, das ideias, dos argumentos, sistematização e formação éticopolítica) dos estudantes de Ensino Médio a partir da recepção do texto filosófico. Analisa-se também como o conhecimento filosófico se realiza (objetivação) e se instala mediado praxiologicamente (HORN, 2009) no cotidiano dos estudantes de Ensino Médio, justificando a necessidade de uma aprendizagem filosófica pela leitura, interpretação, sistematização e apropriação do conhecimento filosófico a partir do estudo do texto filosófico. Defende-se, na perspectiva de Arantes (1994), a necessidade de que o conhecimento filosófico e o trabalho com os textos filosóficos tenham significado para os estudantes de Ensino Médio, bem como as implicações do estruturalismo filosófico na formação dos professores de filosofia, tendo em vista o processo de implementação da Filosofia no Brasil com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1934, na Universidade de São Paulo (USP). A objetivação da aprendizagem filosófica dos estudantes pode ser observada pela recepção da filosofia, pelas atitudes filosóficas desenvolvidas a partir da mediação praxiológica do professor-colaborador e principalmente corroboradas pela apropriação da linguagem filosófica, dos conceitos, problemas, do desenvolvimento do pensamento filosófico, das ideias e argumentos, da sistematização do pensamento e do posicionamento ético-político dos estudantes. Palavras-chave: Filosofia. Ensino Médio. Ensino de Filosofia. Objetivação/aprendizagem filosófica. Texto filosófico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Research conducted from systematic observations of school environment and in particular of philosophy classes with students of 1st and 3rd years of high school in a public school of Curitiba in the years 2015 and 2016. It was used of the participant observation to analyze and understand the philosophical objective of high school students from the use of a text of philosophy and the teaching mediation. It is understood by philosophical objectivity the process of critique of reality, a philosophical attitude, a unitary response to the radical questions formulated by Heller (1983): How should you think? How are you supposed to act? How should you live? The production of the students and the data collected during the lessons of the teacher-collaborator of philosophy (tests, conceptual maps, texts and videos) and also the materials used by the teacher-collaborator to the realization of his work (work plan lecture, philosophical texts, videos) were analyzed through the reception/philosophical objectivity. It's based on understanding philosophical learning (appropriation of philosophical language, concepts, problems, organization of thought, ideas, arguments, systematization and political ethical formation) of high school students from the reception of philosophical text. Analyze how philosophical knowledge is realized (objection), it is mediated praxiologically (HORN, 2009) in the daily life of high school students, justifying the need for a philosophical learning from reading, interpretation, systematization and appropriation of philosophical knowledge from the study of the philosophical text. It argues, in the perspective of Arantes (1994), the necessity of philosophical knowledge and work with philosophical texts to mean high school students as well as the implications of philosophical structuralism in the formation of philosophy teachers in view of the process of implementation of philosophy in Brazil from the creation of the College of Philosophy Sciences and Letters (1934) at the University of São Paulo (USP). The objective of philosophical learning of the students can be perceived by the reception of Philosophy, by the philosophical attitudes developed from the "praxiológica" mediation of professor-collaborator and mainly corroborated by the appropriation of the philosophical language, concepts, problems, the development of philosophical thought, ideas and arguments, the systematization of thought and the ethical-politician positioning of students. Keywords: Philosophy. High School. Teaching philosophy. Philosophical objection/ learning. Philosophical text.-
Formato: dc.format200 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Ensino médio-
Título: dc.titleObjetivação da aprendizagem filosófica no ensino médio : uma análise da mediaçãio docente e da produção discente a partir do uso do texto filosófico nas aulas-
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