Orçamento em empresa emissora de cartão de crédito no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Luiz Rogério, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorYamakawa, Judite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56259-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Rogério Farias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa monografia tem como objetivo apresentar o ciclo operacional das transações com cartão de crédito e demonstrar um modelo de elaboração de orçamento para empresas emissoras de cartão de crédito, que possuem características próprias do negócio, entretanto, em sua visão macro, orienta-se do modelo de uma empresa prestadora de serviços e utiliza-se dos conceitos teóricos das bibliografias especializadas de planejamento e orçamento. O mercado de cartões possui um fluxo financeiro e operacional que associam o emissor de cartões, o adquirente, o estabelecimento e o portador do cartão, este último, a base principal de todo este negócio. Através do fluxo operacional de uma transação de cartão de crédito é possível identificar as receitas e despesas geradas pelo processo de compras e saques com o cartão. O reflexo de todas as ações ou estratégias para o incentivo ao uso, retenção do cliente, aumento do limite de crédito, bloqueio ou cancelamento do cartão são apresentados no resultado do negócio. Destacam-se neste processo as empresas adquirentes que atuam fortemente no mercado mundial e travam concorrência importante para o desenvolvimento do produto no mercado nacional. Os estabelecimentos também são importantes neste processo possibilitando o aquecimento do mercado com maior número de lojas disponíveis com a função de pagamento através de cartões. A geração de histórico das informações base para orientação do negócio é fator importante para a elaboração de análises e estudos do negócio. Volume de vendas de cartões titulares, adicionais, base de cartões em uso, volume de compras e saques, volume de transações, volume do financiamento, percentual de inadimplência são algumas das informações importantes do produto. Diante do crescimento do mercado no Brasil com aumento de emissores e a aceitação do cartão pela população como um dos meios de pagamento eletrônico mais seguro, a relevância do conhecimento do negócio e a elaboração de um planejamento orçamentário de qualidade, seguindo premissas adequadas tomaramse fatores relevantes para acompanhamento do negócio, possibilitando ainda a correção dos possíveis desvios gerados durante a execução do plano-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCartões de crédito-
Título: dc.titleOrçamento em empresa emissora de cartão de crédito no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.