Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Selma dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Jandaia do Sul. Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Nakano, Rhayanne Yukiko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:21:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:21:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56256 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Selma dos Santos Rosa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul, Curso Licenciatura em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa apresentar uma proposta que conduza ao uso de tecnologias digitais para contribuir com a aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE) no 5º. ano da educação fundamental I. Pressupomos que as tecnologias digitais e seu vasto conjunto de ferramentas podem facilitar o aprendizado com vistas a construção do conhecimento de uma maneira interativa e por meio de recursos condizentes com o contexto tecnológico atual. Este TCC foi dividido em duas fases, desenvolvidas entre janeiro de 2017 e novembro de 2017. Na primeira fase, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura, com a proposição de analisar como as tecnologias digitais podem contribuir com a aprendizagem da temática "LOE" no 5º ano do Ensino Fundamental I. Na segunda fase, desenvolvemos um estudo de caso constituído da modalidade de Investigação Colaborativa numa instituição beneficente situada em Jandaia do Sul, no qual vivenciamos uma intervenção pedagógica com 49 alunos do 5º ano, sob a supervisão de 2 professoras da instituição. Como resultado, analisamos pesquisas relacionadas a integração de tecnologias digitais na educação e, em seguida, selecionamos softwares para uso na integração de tecnologias digitais ao ensino de LOE, a qual poderá ser utilizadas em escolas da educação fundamental. Ao final, em nossa análise de forma geral, trouxe resultados satisfatórios, os quais pode-se notar uma evolução favorável nos alunos, a qual comprova que, a mediação tecnológica pode trazer benefícios para os alunos, ratificando as diversas pesquisas relacionadas. | - |
Formato: dc.format | 107 f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Tecnologia da informaçao | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao, Sociedade e Tecnologias digitais | - |
Título: dc.title | Integração de tecnologias digitais à temática linguagem oral e escrita no ensino fundamental I | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: