Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Züge, Alexandre Prusch, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Matheus Vinicius, 1995- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56255 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Alexandre Prusch Zugüe | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Computação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar técnicas de Projeto de Algoritmos, especialmente as técnicas de Backtracking e Programação Dinâmica, bem como estudos de caso da prática do ensino acerca destas técnicas. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográ?co acerca das técnicas de Projeto de Algoritmos, focado na construção sólida dos principais conceitos inerentes a aplicação dessas técnicas. Foram escolhidos problemas computacionais NP-difíceis clássicos na literatura que pudessem apresentar à aplicação das técnicas citadas. Somados a estes, problemas oriundos de competições de programação são utilizados como prova de conceito. Os problemas computacionais foram escolhidos de acordo com características que apresentam em comum uns com os outros. Além disso, devido ao per?l do curso, foram selecionados casos e propostas de ensino das técnicas de Backtracking e programação Dinâmica. Porfim deve-se destacar que o estudo de técnicas de Projeto de Algoritmos ajuda os programadores no desenvolvimento de pensamento abstrato enquanto são abordados problemas de diversas áreas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação dinamica | - |
Título: dc.title | Técnicas de projetos de algoritmos : backtracking e programação dinâmica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: