O jornalismo do cinema : um documentário sobre como filmes do século XXI representam a profissão e o profissional do jornalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSomma Neto, João, 1956--
Autor(es): dc.contributorFaxina, Elson-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Autor(es): dc.creatorQuartiero, João Victor Zabot-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:47:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:47:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56224-
Descrição: dc.descriptionOrientador: João Somma Neto. Coorientador: Elson Faxina.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho desenvolve uma análise sobre as maneiras como a profissão e os profissionais do jornalismo são representados em filmes de cinema do Século XXI. No documentário, entrevistas com gente dos ramos do jornalismo e do cinema se unem a cenas de nove longa-metragens de ficção e citações de textos acadêmicos sobre o tema. Estes elementos compõem um documentário que pode ser dividido em quatro partes. A primeira é introdução ao tema. A segunda traz os possíveis motivos para que o jornalismo e o jornalista apareçam com frequência no cinema. Em seguida, as representações recorrentes nos filmes analisados (divididas em "o jornalista herói e o sacrifício da vida pessoal"; "o jornalista mau"; "vestimenta e acessórios"; "álcool, cigarro e café"; e "caos e nostalgia"). A última insere reflexões sobre como tais representações podem influenciar o imaginário das pessoas, incluindo os próprios jornalistas, em relação à profissão em questão. A produção de O Jornalismo do Cinema: um documentário sobre como filmes do Século XXI representam a profissão e o profissional do jornalismo conta com um embasamento teórico distribuído em duas seções. A primeira seção aborda as razões para o jornalismo ser retratado recorrentemente nos filmes e como eles podem influenciar a concepção da audiência sobre a profissão. Depois, são apresentadas teorias sobre a cultura do jornalismo e os valores, mitos, estereótipos e símbolos presentes nela - e com eles são retratados nos filmes. Já a segunda discute o conceito é documentário e a relação deste gênero de filme com o jornalismo e, então, define o tipo do documentário produzido para este trabalho. Enquanto há referências a outros filmes no embasamento teórico e no produto, foram estudadas a fundo e utilizadas no documentário as seguintes obras: Homem-Aranha (lançado no Brasil em 2002), Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), Boa Noite e Boa Sorte (2006), O Diabo Veste Prada (2006), Zodíaco (2007), O Abutre (2014), Spotlight - Segredos Revelados (2016), The Post - A Guerra Secreta (2018) e Três Anúncios Para Um Crime (2018).-
Descrição: dc.descriptionContém video documentário.-
Formato: dc.format55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf video/mpeg-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo - Representação cinematografica-
Título: dc.titleO jornalismo do cinema : um documentário sobre como filmes do século XXI representam a profissão e o profissional do jornalismo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.