A história e filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Sergio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56181-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 30/08/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.168-172-
Descrição: dc.descriptionResumo: Apesar de haver muitas contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino das Ciências descritas na literatura e várias propostas didáticas fundamentadas nessa linha, ainda há um percentual muito pequeno de estudos sobre as reais contribuições que essa abordagem pode proporcionar para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, esse enfoque é pouco explorado no Ensino de Engenharia. Por esses motivos, a pesquisa, aqui apresentada, foi desenvolvida em uma instituição de Ensino Superior particular com estudantes dos cursos das Engenharias Mecânica, Produção e Química em uma turma de quarto período de Física III. Teve como objetivo central verificar as possíveis contribuições de uma abordagem fundamentada na História e Filosofia da Ciência no ensino de Eletromagnetismo para a Formação de Engenheiros. Para isso, uma sequência didática foi planejada e desenvolvida a partir das características apontadas nas propostas didáticas que utilizam o enfoque da História e Filosofia da Ciência e se refere à temática de Eletromagnetismo, publicadas nos principais periódicos e eventos nacionais de Ensino de Física. Os dados foram constituídos por meio de registros no diário de bordo, questionários, textos produzidos pelos graduandos e entrevistas, e foram examinados por meio da Análise de Conteúdo. A análise dos dados mostra que essa abordagem pode promover reais contribuições para a formação do Engenheiro nas áreas da Aprendizagem, do Ensino e em relação à compreensão do Conhecimento. Palavras-Chave: Eletromagnetismo, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Formação de Engenheiros.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Although there are many contributions from History and Philosophy of Science for Science Teaching described in the literature and many didactic proposals based on this line, there is still a very small percentage of studies about the real contributions that this approach can provide for the process of teaching- learning. In addition, this approach is little explored in Engineering Education. Because of these, the research, which is presented here, was developed in a particular institution of Graduation with students of the courses of Mechanical Engineering, Production Engineering and Chemistry Engineering in a fourth period's class of Physics III. Its main objective was to verify the possible contributions of an approach based on History and Philosophy of Science in the teaching of Electromagnetism for Engineering Formation. To that, a didactic sequence was planned and developed based in the identified characteristics of the didactic proposals which use History and Philosophy of Science as approach and which refer to the thematic of Electromagnetism, those were published in the main periodicals and national events of Physics Teaching. Data were collected through logbooks, questionnaires, texts produced by the undergraduates and interviews, and these were examined through Content Analysis. Data analysis shows that this approach can promote real contributions to the preparing of the Engineer in the areas of Learning, Teaching and in relation to the understanding of Knowledge. Keywords: Electromagnetism, History and Philosophy of Science, Physics Teaching, Engineering Formation.-
Formato: dc.format215 p. : il. (algumas color.), grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEngenheiros - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleA história e filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.