O endomarketing como ferramenta de transformação organizacional

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Autor(es): dc.contributorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorCunha, Cibele Biancolini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56179-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Paulo Henrique Muller Prado-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial e Instituto Euvaldo Lodi-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: No agitado mundo dos negócios que elemento pode garantir a sobrevivência das empresas nos próximos 5, 10, 50 anos?. Esta pergunta que arrepia muitos presidentes de empresas será analisada através de uma pesquisa bibliográfica, reunindo a visão de vários autores, que aprofundaram conhecimentos sobre o assunto, relativas a uma ferramenta de gestão, a qual procura garantir a longevidade organizacional. Busca-se encontrar, na literatura especializada, a confirmação de que o endomarketing pode contribuir na conquista de resultados positivos das organizações referentes a sua produtividade e lucratividade, pois trabalha com a valorização dos empregados, motivando-os e compromentendo-os com as metas e objetivos das organizações. A primeira parte do trabalho resgata uma breve construção histórica da evolução das empresas e dos efeitos da globalização na sociedade, o cliente como foco principal, as estratégias de orientação das empresas voltadas para o cliente e o papel dos funcionários no futuro das organizações. Na seqüência, faz-se um estudo sobre a influência da cultura organizacional no ambiente de trabalho e a descoberta do valor pessoal nas organizações. Em seguida aborda-se o endomarketing como ferramenta de gestão, seus objetivos, sua abrangência e sua implantação. Neste momento procura-se trazer a tona à questão da motivação, da satisfação e o comprometimento nas organizações. A última parte do estudo acadêmico, trata da responsabilidade da comunicação, da importância em direcionar a comunicação para o cliente interno e como o endomarketing pode colaborar com os resultados das empresas, além das análises finais e sua contribuição para a literatura específica-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEndomarketing-
Título: dc.titleO endomarketing como ferramenta de transformação organizacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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