Desafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSilva, Denise Caroline Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:19:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:19:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56150-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.122-127-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa expõe compreensões sobre os desafios encontrados por professores que estão iniciando a carreira de ensinar matemática na Educação Básica. Na intenção de entender o professor de Matemática em seu modo de ser professor, um primeiro horizonte que se abriu foi o de ir à literatura para saber o que vem sendo dito sobre as complexidades da docência, procurando enlaçar dois aspectos: desafios da formação de professores e a licenciatura em matemática em sua situação institucionalizada e legal de "formadora" de professores. Ao retratar esse panorama, e fazendo uso da pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica, o próximo passo foi ir ao encontro desses professores que realizaram o curso de licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná nos últimos três anos, e que estavam atuando em escolas públicas e/ou privadas de Curitiba e Região Metropolitana, e perguntar a eles sobre os seus desafios de ensinar matemática na Educação Básica. Os dez professores ouvidos tiveram seus relatos analisados fenomenologicamente em dois momentos: análise ideográfica e análise nomotética. Na primeira, destacam-se as falas individuais e, posteriormente, no movimento de redução fenomenológica, são revelados aspectos gerais, que se evidencia em três categorias abertas: A escola e sua estrutura, Interesse e Forma-ação, que foram interpretadas à luz da pergunta orientadora da pesquisa, a fim de desvelar o fenômeno ser-professor-de-matemática-em-início-de-carreira. Os achados dessa investigação e, o embasamento teórico do estudo, permitiram compreender a ocorrência de uma formação docente inicial lacônica, que se destaca mais enfaticamente quando a reflexão chega à escola, de modo que os desafios do professor, em início de carreira, aparecem polarizados no par falta-excesso. Por um lado a rotina docente se mostra na escassez de tempo, na fragilidade da organização escolar, da estrutura educacional. Por outro lado, tal rotina revela o excesso de alunos nas salas, carga horária elevada, a prevalência de burocracia documental, os dilemas familiares dos alunos, a inclusão nas mais diversas vertentes, a ênfase no conteúdo a ser vencido. Falta-excesso ocupam a vida docente, deixando à margem (qualquer ou a) possibilidade de a matemática atuar na educação das pessoas. Por assim ser, para o professor em início de carreira, ensinar matemática na educação básica não chega a "fazer frente". Palavras-chave: Educação Matemática; Formação de professores; Educação Básica; Professores em início de carreira.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research exposes understandings about the challenges encountered by teachers who are starting the career of teaching mathematics in Basic Education. In order to understand the teacher of mathematics in his way of being a teacher, a first horizon that was opened was to go to literature to know what has been said about the complexities of teaching, seeking to enclose two aspects: challenges of teacher training and the degree in mathematics in her institutionalized and legal situation as a teacher trainer. In describing this panorama, and making use of the qualitative research in the phenomenological approach, the next step was to meet the professors who had undergraduate studies in mathematics at the Federal University of Paraná in the last three years and who were working in public and / or private schools in Curitiba and the Metropolitan Region, and ask them about their challenges in teaching mathematics in Basic Education. The ten teachers heard had their reports analyzed phenomenologically in two moments: ideographic analysis and nomothetic analysis. In the first, one the individual speeches are highlighted and later, in the movement of phenomenological reduction, general aspects of the speeches are revealed, evidenced in three open categories: The school and its structure, Interest and Form-action, which were interpreted in the light of the guiding question of research, in order to unveil the be-teacher-of-mathematics-at-the-beginning-of-career phenomenon. The findings of this investigation and the theoretical basis of the study allowed us to understand that there is a laconic initial teacher training that stands out most emphatically when the reflection reaches the school, so that the challenges of the teacher at the beginning of the career appear polarized in the lack-excess pair. On the one hand the teaching routine shows in the scarcity of time, the fragility of the school organization, the educational structure. On the other hand, this routine reveals the excess of students in the classrooms, high hours, the prevalence of documentary bureaucracy, the familiar dilemmas of students, inclusion in the most diverse aspects, the emphasis on content to be overcome. Lack-excess occupy the teaching life, leaving aside (or any a) whether the math work in educating people. For being so, for the teacher at the beginning of his career, teaching mathematics in basic education does not come to "face". Keywords: Mathematics Education; Teacher training; Basic Education; Early career teachers.-
Formato: dc.format127 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação basica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleDesafios de ensinar matemática na educação básica : um estudo com professores no início de carreira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.