Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Daniela Biondi, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo Filho, Afonso, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal | - |
Autor(es): dc.creator | Iurk, Mariângela Ceschim, 1980- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:44:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:44:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56141 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Dr. Daniela Biondi | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Afonso Figueiredo Filho | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 23/02/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.105-123 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Conservação da natureza | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A ação antrópica exercida sobre as comunidades vegetais, de caráter econômico, levam a perda da biodiversidade e ao empobrecimento dos recursos genéticos, que muitas vezes passam despercebidos pela maioria das pessoas. A Educação Ambiental nas escolas pode ser uma excelente alternativa para a diminuição de processos de fragmentação e alteração de ambientes naturais. Dessa forma, ações de educação ambiental podem ser mais efetivas em estudantes de ensino médio. Esta pesquisa verificou a percepção sobre remanescentes florestais na visão de discentes de escolas estaduais, pertencentes ao município de Irati - Paraná a fim de analisar o quanto a educação ambiental pode estar relacionada com os níveis de conhecimento e atitudes de conservação e preservação do ambiente em que se vive. Para tanto, analisou o conhecimento, postura e atitudes relacionados aos remanescentes florestais, entre os colégios urbanos e do campo e entre os gêneros masculino e feminino, bem como a influência de tablets e smartfones como instrumento de educação ambiental. Os estudantes envolvidos no estudo pertenciam as turmas de primeiros anos do ensino médio de 11 colégios estaduais do município de Irati. A definição desta série de ensino deu-se em função das diretrizes curriculares orientadoras para educação básica do Estado do Paraná nas disciplinas de geografia e biologia. Ao todo foram envolvidos 718 estudantes no pré-teste e 654 no pós-teste. A coleta dos dados constitui-se das etapas: pré-teste - questionário aplicado no primeiro contato, com questões objetivas; palestra - abordando temas variados sobre os remanescentes florestais; pós-teste - questionário sobre os temas trabalhados, com questões idênticas ao pré-teste. Os dados formam analisados por meio do teste não-paramétrico Wilcoxon, Coeficiente de correlação de Spearman, Teste do Qui-quadrado e comparação do porcentual obtido entre o pré e o pós-teste. Em paralelo às atividades de educação ambiental, foi desenvolvido um aplicativo elaborado para tablets e smartfones. Também avaliou-se a influência da presença de remanescentes florestais próximos dos colégios, no conhecimento e comportamento dos discentes. Com este estudo concluiu-se que a relação existente entre os discentes e os remanescentes florestais é muito positiva, onde se pode perceber que os mesmos dizem conhecer a sua importância ambiental. Também, as estratégias utilizadas de educação proporcionaram um relativo acréscimo de conhecimentos aos educandos, principalmente nos assuntos relacionados às espécies componentes da Floresta Ombrófila Mista. Dessa maneira, pode-se afirmar que a verdadeira função da educação ambiental foi alcançada. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para a análise das percepções em relação à paisagem de remanescentes florestais. O aplicativo desenvolvido para essa pesquisa foi bem aceito pelos estudantes, assim como muito bem avaliado pelos mesmos, onde se pode perceber a importância desse tipo de estratégia na educação ambiental. Através dos testes estatísticos realizados, pouca ou nenhuma diferença foi encontrada nos resultados de gênero, assim como a área urbana e o campo. Numa cidade como Irati, um município de pequeno porte, a grande maioria dos moradores tem a sua origem no campo ou ainda tem suas raízes no local devido a familiares que ainda vivem, portanto, assuntos relacionados à esse tema sempre são pertinentes no seu cotidiano. Palavras-chave: Remanescentes Florestais. Percepção. Estudantes. Colégios Estaduais. Floresta Ombrófila Mista. Estatística não-paramétrica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The anthropic action exerted on the vegetable communities, of economic character, leads to the loss of biodiversity and the impoverishment of genetic resources, which often go unnoticed by most people. Environmental Education in schools can be an excellent alternative for the reduction of processes of fragmentation and alteration of natural environments. In this way, environmental education actions may be more effective in high school students. This research verified the perception about forest remnants in the view of students from state schools, belonging to the municipality of Irati - Paraná, in order to analyze how environmental education may be related to the levels of knowledge and attitudes of conservation and preservation of the environment in which if you live In order to do so, it analyzed knowledge, posture and attitudes related to forest remnants, between urban and rural schools and between male and female genders, as well as the influence of tablets and smartphones as an instrument of environmental education. The students involved in the study belonged to the first-year high school classes of 11 state colleges in Irati. The definition of this series of teaching was based on the directives curriculum guidelines for basic education of the Paraná State in the subjects of geography and biology. In all, 718 students were involved in the pre-test and 654 in the post-test. The data collection consists of the steps: pre-test - questionnaire applied in the first contact, with objective questions; lecture - discussing various themes about forest remnants; post-test - questionnaire on the themes worked, with questions identical to the pre-test. Data are analyzed using the Wilcoxon non-parametric test, Spearman's correlation coefficient, Chi-square test and the comparison of the percentage obtained between the pre-test and the post-test. Parallel to environmental education activities, an application developed for tablets and smartphones was developed. The influence of the presence of forest remnants near the colleges in the knowledge and behavior of the students was also evaluated. With this study it was concluded that the relationship between students and remnants of forest is very positive, where they can be perceived to know their environmental importance. Also, the strategies used in education provided a relative increase of knowledge to the students, especially in the subjects related to the species components of the Mixed Ombrophilous Forest. In this way, it can be said that the true function of environmental education has been achieved. The methodology used was efficient for the analysis of the perceptions regarding the landscape of forest remnants. The application developed for this research was well accepted by students, as well as very well evaluated by them, where one can perceive the importance of this type of strategy in environmental education. Through the statistical tests performed, little or no difference was found in the gender results, as well as the urban area and the field. In a city like Irati, a small municipality, the vast majority of the inhabitants have their origin in the countryside or even have their roots in the place due to relatives who still live, so matters related to this theme are always pertinent in their daily life. Key-words: Forest remnants. Perception. Students. State Colleges. Mixed Ombrophilous Forest. Non-parametric statistics. | - |
Formato: dc.format | 142 p. : il. (algumas color.), tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Florestas - Proteção - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos florestais e engenharia florestal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos naturais - Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção ambiental | - |
Título: dc.title | A paisagem com remanescentes florestais na percepção de discentes de colégios estaduais de Irati - Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: