Educação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch

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Autor(es): dc.contributorSantos, Luciane Mulazani dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorEgido, Sidnéia Valero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56138-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56138-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 23/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.118-121-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa realizada no âmbito da Educação Matemática, no campo da tecnologia educacional. Seu objetivo foi promover e investigar situações de ensino de programação para estudantes dos anos iniciais Ensino Fundamental, observando o desenvolvimento do seu pensamento computacional. Para tal, foram realizadas aulas em contraturno, no formato de minicurso, utilizando o software Scratch com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da Região Metropolitana de Curitiba. Como resultados, observou-se que os alunos se mostraram satisfeitos com as atividades realizadas e que foram identificadas situações de aprendizagem nas quais houve desenvolvimento do pensamento computacional das crianças, o que evidencia a potencialidade da inserção do ensino de programação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Matemática. Scratch. Pensamento Computacional. Ensino de programação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents a qualitative research carried out in the Mathematics Education field, in the scope of educational technology. Its purpose was to promote and investigate instances of programming teaching for young leaners from the Basic Education, observing students' computational thinking. In order to do so, classes were carried out in the model of workshop, using the software Scratch with students of third year of Fundamental Education in a school located in Curitiba metropolitan area. As for the findings, it was possible to observe students' satisfaction with the activities done and it was equally possible to identify instances of learning in which students developed computational thinking. It illustrates the affordance of implementing programming teaching in the first years of the Basic Education. Key-words: Mathematics Education. Scratch. Computational Thinking. Programming Teaching.-
Formato: dc.format134 p. : il. (algumas color.), grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programaçao de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleEducação matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no 3º ano do ensino fundamental : crianças programando jogos com scratch-
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