A dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016

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Autor(es): dc.contributorMedeiros, Cristina Carta Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAssis, Nayara Silveira Bernardes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56112-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cristina Carta Cardoso de Medeiros-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 20/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.116-122-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação apresenta elementos de um "estado da arte" sobre a produção discente dos Programas de Pós-Graduação no Brasil com o tema dança na escola. O estudo parte de reflexões sobre pesquisa de estado da arte, ressaltando suas principais características e contribuições, além de uma discussão teórica sobre a inserção da dança no ambiente escolar, tanto por meio da Arte como por meio da Educação Física, com o resgate histórico da dança na escola nas duas áreas até a legislação atual, analisando documentos oficiais. Para o corpo da pesquisa foi realizado um levantamento das produções de trabalhos que discutem dança na escola no banco de teses e dissertações da CAPES no período de 2012 a 2016 e foram mapeados 57 trabalhos entre teses e dissertações que se enquadraram nos parâmetros de análise, organizados com base na análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (1977). O mapeamento e análise das produções ocorreram em dois níveis, sendo primeiro o recenseamento de resumos de teses e dissertações com o tema dança na escola, em que se realizou um diagnóstico quantitativo e depois, a partir de uma categorização dos resumos em eixos temáticos, a seleção e leitura de trabalhos na íntegra que visaram a complementação da argumentação sobre a identificação do cenário da dança neste espaço. Com este estudo salientou-se a contribuição das pesquisas de estado da arte para o mapeamento e a indicação de possibilidades de complementação das abordagens encontradas em investigações sobre o referido tema. Com o resultado obtido foi possível delinear a infrequência da produção de trabalhos que se deu pela descontinuidade de pesquisas concluindo que a dança tem ocupado um "não-lugar" no ambiente escolar, visto que, mesmo presente na legislação educacional, ainda acontecem disputas entre as áreas de conhecimento, precarização na formação e desvalorização docente, negligenciamento com relação ao conteúdo, problemas na infraestrutura das escolas, entre outros obstáculos. Palavras-chave: Dança; escola; produções discentes; Pós-Graduação; estado da arte.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents elements of a "state of the art" about the student production of the Graduate Programs in Brazil with the school dance theme. The study starts with reflections on state-of-the-art research, highlighting its main characteristics and contributions, as well as a theoretical discussion about the insertion of dance in the school environment, both through Art and through Physical Education, with the historical rescue of dance in the school in both areas until the current legislation, analyzing official documents. It was carried out a survey of the productions of works that discuss dance in the school in the thesis and dissertations bank of CAPES in the period from 2012 to 2016 and 57 papers were mapped between theses and dissertations that fit the parameters of analysis, organized based on the content analysis developed by Laurence Bardin (1977). The mapping and analysis of the productions took place in two levels, being first the census of thesis and dissertations abstracts with the school dance theme, in which a quantitative diagnosis was made and then, from a categorization of the summaries in thematic axes, the selection and reading of works in full that aimed at completing the argumentation about the identification of the dance scene in this space. This study emphasized the contribution of state-of-the-art surveys to the mapping and the indication of possibilities of complementing the approaches found in investigations on this topic. As the result was obtained, it was possible to delineate the infrequency of the work produced by the discontinuity of the research, concluding that dance has occupied a "non-place" in the school environment, since, even in the educational legislation, areas of knowledge, precariousness in teacher training and devaluation, neglect of content, problems in school infrastructure, and other obstacles. Keywords: Dance; school; student productions; Postgraduate; state of art.-
Formato: dc.format135 p. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDança na escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA dança na escola : um mapeamento das produções discentes dos programas de pós-graduação no Brasil de 2012 a 2016-
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