Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peters, Ana Paula, 1993- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, João Fernando Bueno Matos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:30:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:30:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56092 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Peters | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor deArtes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 27/04/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.114-115 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Concentração em Educação e Cognição Musical | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O choro é uma cultura viva na cidade de Curitiba. Este trabalho utilizou ferramentas da etnografia para identificar os processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba. Dentre as ferramentas estão a observação, registros de campo e entrevistas. As observações foram feitas em bares e instituições de ensino onde ocorrem o choro, assim como os registros, feitos em gravações de áudio, vídeo e fotos. As entrevistas foram os principais meios de coleta de dados qualitativos, foram feitas com sete violonistas de choro atuantes na cidade de Curitiba. Os dados coletados foram analisados com base no conceito de enculturação de Lucy Green. As principais ações para que um músico seja enculturado são: tocar, escutar e compor. A partir deste referencial teórico, apresentamos através dos relatos coletados nas entrevistas, quais foram os processos de aprendizagem dos violonistas pesquisados. Palavras chave: choro, violão, aprendizagem, enculturação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Choro is a living culture in the city of Curitiba, South of Brazil. This work has adopted methods of ethnography to identify learning processes regarding the guitar in the context of choro in Curitiba. Amongst the tools are observation, field documentation and interviews. The observations, as well as the records in audio, videos and photographs have occurred in pubs and educational institutions where choro is present. Interviews with seven active guitar players in Curitiba have been the main source of qualitative data, which was then analyzed under the light of the ‘enculturation’ concept by Professor Lucy Green. According to Green, the three main ways to be enculturated in musical practices are performing, listening and creating. This work presents the learning processes experienced by the interviewed musicians based on this theoretical reference. Keywords: choro, guitar, learning, enculturation. | - |
Formato: dc.format | 118 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Choro (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: