Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lustoza, Rosane Zétola | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Ruthes, Fernando Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/56091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56091 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Rosane Zétola Lustoza | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 27/03/2018 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.80-87 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação visa investiga a respeito do conceito dos atos na psicanálise, privilegiando os atos falhos, acting out e passagem ao ato. Nossa investigação parte da construção freudiana a respeito do conceito de atos falhos e sua relação com o inconsciente enquanto formações de compromisso, resultantes do conflito entre a sexualidade infantil recalcada, e as exigências da realidade moral imposta pela cultura, do outro (Freud, 1905/1996). Os atos falhos são os primeiros atos estudados por Freud que mais tarde, em seu percurso na construção da teoria psicanalítica delimita a origem do conceito do agieren, traduzido como acting out. Lacan retoma os conceitos freudianos apresenta o conceito de passagem ao ato que foi importado da psiquiatria clássica, articulando-o com o termo kakon apresentado por Guiraud (1931). Nos conceitos de acting out e passagem ao ato, há presença da articulação com o objeto a, que é tratado como referência a causa de desejo e o resto, estando localizado nesse ponto uma das articulações trabalhadas nessa dissertação. A dissertação destaca que os atos têm o lugar de dizer, uma mensagem que o sujeito não pode colocado em palavras, trata-se do que emerge ao sujeito lhe causando angústia. Palavras chaves: Atos falhos, acting out, passagem ao ato, objeto a. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation aims to investigate the concept of acts in psychoanalysis, focusing on Freudian slips, acting out and passing to the act. Our research is based on the Freudian construction of the concept of Freudian slips and its relation to the unconscious as formations of compromise resulting from the conflict between repressed child sexuality and the demands of the moral reality imposed by culture on the other (Freud, 1905, 1996). The Freudian slips are the first acts studied by Freud, who later on, in his course in the construction of psychoanalytic theory, delimits the origin of the concept of agieren, translated as acting out. Lacan retakes the Freudian concepts presents the concept of passage to the act that was imported from classical psychiatry, articulating it with the term kakon presented by Guiraud (1931). In the concepts of acting out and passing to the act, there is presence of the articulation with the object a, which is treated as reference the cause of desire and the rest, being located at this point one of the articulations worked in this dissertation. The dissertation emphasizes that the acts have the place of saying, a message that the subject can not put into words, it is what emerges to the subject causing him anguish. Key words: Freudian slips, Acting Out, Passage to the Act, Object a. | - |
Formato: dc.format | 87 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanalise - Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e sexo | - |
Título: dc.title | Atos na psicanálise : do ato falho à passagem ao ato | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: