"Ataques e defesas" no ensino de valores por meio do esporte : metodologia Compartilhar de iniciação ao voleibol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarchi Junior, Wanderley, 1964--
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Bárbara Schausteck de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorCaron, Ana Elisa Guginski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56088-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Dra. Bárbara Schausteck de Almeida-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 16/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.207-227-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os projetos sociais que apresentam o esporte como elemento de desenvolvimento e educação de pessoas e comunidades tiveram um aumento no número de ações desde a década de 1990 na sociedade brasileira. Entretanto, ainda não há consenso sobre os benefícios educacionais atribuídos às práticas esportivas, tanto em suas metodologias quanto em seus resultados. O Instituto Compartilhar (IC) é uma organização não-governamental que desenvolve projetos sociais esportivos com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio do esporte e do ensino de valores a partir da modalidade voleibol. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar quais são os fatores que contribuem para o ensino de valores por meio da prática esportiva e quais desses fatores se fazem presentes na metodologia utilizada pelo IC. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, o embasamento teórico se dá em três áreas de conhecimento: a Sociologia, a Filosofia e a Pedagogia do Esporte. As discussões sobre os processos de socialização, especialmente os que ocorrem com o envolvimento em atividades esportivas, a discussão filosófica sobre valores do esporte e abordagens da Pedagogia do Esporte para o ensino de valores são os referenciais teóricos de suporte. Os procedimentos técnicos utilizados foram a revisão sistemática de literatura (RSL) e a pesquisa documental. A RSL fez um levantamento da produção sobre a temática de ensino de valores por meio do esporte. Foram encontrados 459 artigos sobre a temática em inglês e em português. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram avaliados integralmente 29 artigos. A análise de conteúdo (BARDIN, 2016) foi utilizada para categorizar o material da RSL e identificar quais os fatores que contribuem para o ensino de valores por meio do esporte. Foram encontradas dez categorias, listadas em ordem alfabética: adesão, ambiente, amizades, capacitação profissional, construção coletiva, influência de outros contextos, metodologia, pertencimento, professores e regras. A análise documental foi utilizada para examinar apostilas e documentos do IC sobre a metodologia e identificar como é feito o ensino de valores. Os resultados da campanha "Ex-aluno, por onde você anda?", realizada pelo IC com ex-alunos dos seus projetos, também foram utilizados. O professor foi o fator de destaque nos resultados da RSL, sendo a metodologia o segundo fator em número de citações. A partir dos documentos analisados, percebe-se que o IC valoriza a construção da metodologia utilizada e reconhece a importância do professor. Conclui-se ainda que, dentro dos fatores avaliados, o IC poderia incluir mais referencial teórico na sua metodologia sobre as ações pertinentes ao aspecto histórico-cultural preconizado pela Pedagogia do Esporte, para assim potencializar a ação educativa do esporte nos sentidos físicos, culturais e atitudinais. Palavras-chave: Projetos Sociais. Esporte para Desenvolvimento. Instituto Compartilhar. Valores.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The social projects that consider sport as an element of development and education of people and communities have increased since the 1990s in Brazil. However, there is still no consensus on the educational benefits attributed to sports practices, both in their methodologies and in their results. The Instituto Compartilhar (IC) is a non-governmental organization that develops social sports projects. Its mission is to promot human development through sport by teaching of values through volleyball. Thus, this research aims to identify which factors contribute to the teaching of values through sports and which of them are in the IC methodology. As a qualitative research, the theoretical basis is given in three areas of knowledge: Sociology, Philosophy and Sports Pedagogy. Specifically, discussions on socialization processes, especially those resulting from involvement in sports activities, philosophical debates about sports values and approaches from Sports Pedagogy to teaching values. The methods are based on systematic review (SR) and research in documents. The SR was based on a survey of the scientific production on the theme of teaching values through sports in Portuguese and English. The survey collected 459 articles. After the exclusion criteria, 29 articles were considered. The content analysis (BARDIN, 2016) was used to categorize the SR material and to identify the factors that contribute to the teaching of values through sport. Ten categories were found and listed alphabetically in Portuguese: adherence, collective construction, environment, friendships, influence of other contexts, professional training, methodology, sense of belonging, teachers and rules. The documents’ analysis examined the IC methodology and how teaching values occur. The results of the "Alumni, where have you been?" campaign, conducted by the IC, were also referenced. The teacher was the most important factor in the results of the SR, and methodology was the second. The IC recognizes the relevance of the methodology and the teacher. Among the SR factors, the IC could include more references in its methodology on the actions related to the historical-cultural referral recommended by the Pedagogy of Sport, in order to potentialize the educational action of the sport in the physical, cultural and attitudinal senses. Key words: Social Projects. Sport for Development. Instituto Compartilhar. Moral Values.-
Formato: dc.format227 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectVoleibol-
Título: dc.title"Ataques e defesas" no ensino de valores por meio do esporte : metodologia Compartilhar de iniciação ao voleibol-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.