O ambiente logístico de movimentação de cargas containerizadas no Porto de Paranaguá

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, Darli Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gerência de Sistemas Logísticos-
Autor(es): dc.creatorBarros, Gilberto Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56080-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56080-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Darli Rodrigues Vieira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gerência de Sistemas Logísticos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Sendo historicamente um porto graneleiro, mas estando localizado em uma área de influência crucial para o Mercosul, com uma base industrial fortalecida pela presença de montadoras de automóveis assim como exportadores de cerâmica, madeira, congelados, dentre outras mercadorias, o porto de Paranaguá, através dos anos, vem atraindo diversos armadores de navios full-containers. A movimentação crescente deste tipo de carga exigiu uma modernização, fomentada pela aprovação da lei 8630/93, que culminaria com a implantação de um terminal portuário privativo em 1997, garantindo um arrendamento por 25 anos, com direito a prorrogação por igual período. Após sete anos de operações, e embora os números continuem crescendo tanto na importação como na exportação, não se atingiu a plenitude de sua operacionalidade, em função do número de navios que poderiam ter atracado e consequentemente com relação aos volumes de cargas, e por conseqüência, implicando um nível de serviço inferior ao esperado, em função de uma série de atritos entre o Estado e a empresa privada baseados, entre outros aspectos, por discordância quanto aos artigos constantes no contrato, que foi assinado quando da licitação para a construção do terminal privado, e seus aditivos em vigor. Enquanto persistir tal situação o Porto de Paranaguá perderá terreno para os portos vizinhos e verá sua movimentação despencar para níveis que poderão ser difíceis, senão impossíveis de se recuperar no médio a longo-prazo. Este trabalho tem por objetivo traçar uma visão do ambiente logístico portuário de operações full-containers no porto de Paranaguá ao longo do tempo e levantar os principais problemas que oneram tanto aos clientes, usuários, armadores e trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente nas operações de navios full-containers e suas cargas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLogística empresarial-
Título: dc.titleO ambiente logístico de movimentação de cargas containerizadas no Porto de Paranaguá-
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