Infográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpinillo, Carla Galvão-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorEscobar, Bolívar Teston de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:28:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:28:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56053-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56053-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Carla Galvão Spinillo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 27/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.136-142-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa visa propor recomendações para o desenvolvimento de infográficos para os materiais dos cursos a distância da UNASUS na perspectiva da gestão de design. Ela foi desenvolvida em três etapas: primeiramente, uma revisão da literatura busca trazer os fundamentos das temáticas envolvidas (infografia na área da saúde, educação a distância na área da saúde e gestão de design); a segunda etapa é um estudo de caso, tendo como objeto a estrutura da unidade da Universidade Federal do Maranhão da UNASUS, a Universidade Aberta do SUS. Esse estudo de caso envolve entrevistas e documentação para formular um diagnóstico da gestão de design envolvida no processo de design de infográficos utilizados no material didático dos cursos a distância ofertados pela instituição; a terceira e última etapa é uma proposição de recomendações para esse processo, com base nos pontos observados no diagnóstico à luz da literatura de gestão de design. Os resultados do estudo de caso mostram a percepção acerca do entendimento sobre o design gráfico na instituição, visualizado com o auxílio de gráficos comparativos. Além disso, percepções sobre os níveis de gestão de design são obtidos dos entrevistados, fornecendo material para discussão acerca desses resultados sob a óptica dos temas abordados na fundamentação teórica. O estudo conclui com as recomendações almejadas como objetivo principal, bem como com desdobramentos e outras contribuições ao design de infográficos, à gestão de design e à própria unidade-caso estudada. Palavras-chave: Educação a distância, saúde, infografia, processo de design de infográficos, gestão de design, UNASUS.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present research aims to offer recommendations on design management for the infographics design process currently adopted in the Open University of the Brazilian Standard Public Healthcare System (UNASUS), with focus on the infographics produced in the Federal Universty of Maranhão (UFMA) office of the instituition. The study is conducted in three phases: first, the fundamentals of the themes envolved (health infographics, distance education about health and design management) are presented through bibliographical research. The following phase is a case study about the UNASUS-UFMA, making use of interviews and documentation in order to generate a diagnosis of the infographic design process in its positive and negative aspects; the third and last phase aims to deliver a list of improvement recommendations for this design process based on design management principles. The results show that the method used was successful in bringing different perceptions of the interviewees about the role of the graphic deisgn in the institution, as well as perceptions about the management levels of the other departaments involved in the process. These results are discussed, bringing the key-aspects of the institution and its processes to the light of the literature brought by the bibliographical research. We conclude the research presenting the recommendations, as well as the potential unfoldings and contributions to the involved research topics. Keywords: Distance education, health, infographics, design process, design management, UNASUS.-
Formato: dc.format182 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTabela Áreas do Conhecimento CNPq-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia - Design-
Palavras-chave: dc.subjectDesign gráfico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Título: dc.titleInfográficos de saúde em EAD na UNASUS-UFMA : um enfoque de gestão de design-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.