Museus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal

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Autor(es): dc.contributorSilva, Camila Silveira da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorPalmieri, Luciane Jatobá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:00:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:00:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/56031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/56031-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.146-157-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo aborda a relação da Educação Não Formal e o Ensino de Química no Centro de Ciências de Araraquara, localizado no Estado de São Paulo, através da análise do processo de ensino e divulgação da Gincana Tecnológica e Investigativa de Química - GTIQ. A caracterização das especificidades da comunicação e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, a sistematização de conceitos químicos e museográficos através da descrição da praxeologia da GTIQ e a avaliação do seu potencial educativo fizeram parte dos objetivos específicos. Tratase de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em que os dados foram constituídos através de entrevista semiestruturada com o Ex-Supervisor do Museu e o idealizador da GTIQ, observação e registro das exposições e análise documental. Os dados indicam: i) uma Organização do conhecimento químico a ser divulgado de acordo com os saberes do campo da Química presentes no currículo disciplinar (ligações químicas, oxirredução, substâncias inorgânicas, classificação periódica, substâncias orgânicas e modelos atômicos) e os aspectos da pedagogia museal (espaço físico utilizado, tempo, exposições e linguagem); ii) uma Organização Didática/Museográfica com um caráter expressivo do construtivismo; e iii) uma Praxeologia Intencionada definida no nível pontual, indicando a necessidade de reestruturações. Os resultados revelaram os elementos constituintes do processo de ensino e divulgação de conhecimentos químicos em museus de ciências, contribuindo para o desenvolvimento de novos processos de produção e compreensão de exposições que abarcam esse campo científico. Palavras-chave: Didática Museal. Educação Não Formal. Química.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study deals with the relationship between non-formal education and chemistry education at the Araraquara Science Center, located in the State of São Paulo, through the analysis of the teaching and dissemination of the Technological and Investigative Chemistry Gymnastics - GTIQ. The characterization of the specificities of communication and dissemination of chemical knowledge in science museums, the systematization of chemical and museographic concepts through the description of the praxeology of the GTIQ and the evaluation of its educational potential were part of the specific objectives. It is a qualitative research, a case study, in which the data were constituted through a semi-structured interview with the Ex-Supervisor of the Museum and the founder of the GTIQ, observation and registration of exhibitions and documentary analysis. The data indicate: i) an Organization of chemical knowledge to be disseminated according to the knowledge of the field of Chemistry present in the disciplinary curriculum (chemical bonds, oxidation, inorganic substances, periodic classification, organic substances and atomic models) and aspects of pedagogy museum (physical space used, time, exhibitions and language); ii) a Didactic/Museographic Organization with an expressive character of constructivism; and iii) an Intentional Praxeology defined at particular levels, indicating the need for restructuring. The results revealed the constituent elements of teaching and dissemination of chemical knowledge in science museums, contributing to the development of new processes of production and understanding of exhibitions that cover this scientific field. Keywords: Chemistry. Museum Didactics. Non-Formal Education.-
Formato: dc.format164 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus - Aspectos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Título: dc.titleMuseus de ciência e o ensino de química : análise praxeológica de uma atividade museal-
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