O treinamento de ator na licenciatura em Artes (UFPR - Litoral) : diálogos Bakhtinianos com professores em formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Alaor de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:53:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:53:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55996-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 05/12/2017-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.111-114-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/CNPq/UFPR). O objetivo geral é apontar perspectivas sobre os sentidos do treinamento de ator enquanto abordagem pedagógica para professores de Artes em processo de formação no contexto universitário. Os objetivos específicos são: ministrar uma oficina de treinamento de ator para acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR - Setor Litoral, e produzir análises e reflexões sobre os enunciados dessa "práxis" que culminou em uma "poiésis" ao final da vivência artístico-pedagógica. A ação metodológica tem seu foco na experimentação prática do treinamento e na produção de materialidades enunciativo-discursivas, através de open space (espaço aberto) em uma roda de conversa ao final de cada dia de trabalho. Dessa forma tendo em mãos um "corpus" de análise dos enunciados que reverbera naquela determinada esfera social, a pesquisa aponta reflexões para uma abordagem pedagógica do treinamento de ator com intuito de contribuir com as discussões sobre metodologias do ensino de teatro e formação de professores de Artes nos cursos de Licenciatura. A análise foi realizada na perspectiva de Bakhtin e o Círculo. Entre as conclusões da pesquisa, destacam-se os sentidos do treinamento de ator como prática pedagógica na formação de professores de Artes, a partir do qual o papel do Artista-Docente-Pesquisador está em alternância durante todo o processo, em perspectiva dialógica, podendo contribuir para a relação ensino-aprendizagem no ensino do Teatro. Palavras-chave: Educação. Teatro. Formação de Professores. Bakhtin e o Círculo. Treinamento de Ator.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is linked to the research group ELiTe - Laboratory of Studies in Education, Language and Theatrics (ELiTe / CNPq / UFPR). The general objective is to point out perspectives on the meanings of actor training as a pedagogical approach for teachers of Arts in process of formation. The specific objectives are: to provide an actor training workshop for academics of the Undergraduate Arts Course of UFPR - Coastal Sector, and to produce analyzes and reflections on the statements of this "praxis" that will culminate in a "poiésis" at the end of the artistic experience - pedagogical. The methodological action will be focused on the practical experimentation of training and the production of enunciative-discursive materialities, through open space in a conversation wheel at the end of each working day. Thus having in hand a corpus of analysis of the statements that reverberate in that determined social sphere, the research must point out reflections for a pedagogical approach of the training of actor with the intention to contribute with the discussions on methodologies of theater teaching and teacher training of Arts in the Degree courses. The analysis methodology will be performed from Bakhtin's perspective and the Circle. In the possible conclusions generated during the research, we highlight the meanings of actor training as a pedagogical practice in the training of Arts teachers, in which the role of the Artist-Teacher-Researcher will be alternated throughout the process, in a dialogical perspective, contribute to the teaching-learning relationship in Theater teaching. Keywords: Education. Theater. Teacher training. Bakhtin and the Circle. Actor Training.-
Formato: dc.format114 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) - 1895-1975-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Título: dc.titleO treinamento de ator na licenciatura em Artes (UFPR - Litoral) : diálogos Bakhtinianos com professores em formação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.