As TIC no ensino de matemática : o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?

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Autor(es): dc.contributorMocrosky, Luciane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorObata, Joice Yuko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55926-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Ferreira Mocrosky-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/02/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.173-184-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa objetivou investigar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de Matemática, no horizonte da formação continuada de professores que se dá por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), ofertado no estado do Paraná como política pública educacional desde o ano de 2007. A pesquisa foi norteada pela interrogação: "O que as Produções Didático-Pedagógicas elaboradas no PDE por professores atuantes na educação básica nos dizem sobre as TIC no ensino da Matemática?". Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica, com estudos sobre entendimentos acerca de TIC no ensino e Educação Tecnológica. Expomos um arrazoado histórico acerca da inserção das TIC na educação brasileira e na Educação Matemática. Na sequência explicitamos entendimentos sobre o funcionamento do PDE e seu surgimento de acordo com a legislação e a literatura. Buscando responder à interrogação, fez-se necessário ir às produções didático-pedagógicas publicadas na página da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED) buscando compreender o exposto por meio da hermenêutica. Para isso elencamos perguntas de fundos que guiaram a leitura, análise, interpretação-compreensão dos trabalhos produzidos pelos professores participantes do PDE. Essas perguntas de fundo foram organizadas em dois "blocos", a primeira traz uma familiaridade ao leitor acerca das informações básicas das produções, a segunda traz compreensões que vão direto à interrogação diretriz. Foram analisados 25 (vinte e cinco) produções didático-pedagógicas pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) da cidade de Curitiba, localidade esta que contextualiza a experiência vivida da pesquisadora. O Bloco 1 evidenciou que os públicos-alvo em destaque são as turmas da EJA e as Sala de Apoio à Aprendizagem. Nesse sentindo, constatamos a importância de políticas públicas de governo, como o Paraná Digital, que aumenta o leque de possibilidades de recursos tecnológicos que o professor pode acessar para favoreçer o ensino-aprendizagem de matemática. Constatamos que as TIC mais usadas nas produções foram o software GeoGebra, a TV Multimídia/TV Pendrive, o software BrOffice Calc, o vídeo, a calculadora (científica ou simples) e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Bloco 2, em um movimento analítico-hermenêutico que partia da análise ideográfica indo em direção às convergências pelo movimento da análise nomotética permitiu levantar três grandes núcleos de ideias (ou categorias abertas) que compõem compreensões acerca da interrogação diretriz, a saber: "TIC como ferramenta aliada no ensino", "TIC favorece o ensino de Matemática" e "TIC por si só não garante o ensino-aprendizagem de Matemática". Essas categorias foram discutidas à luz dos encontrados na própria produção, da compreensão da pesquisadora e de alguns dos autores que amparam teoricamente essas produções didático-pedagógicas. Palavras-chave: TIC. PDE. Formação de professores. Hermenêutica. Fenomenologia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to investigate information and communication technologies (ICT) in mathematics education, within the horizon of the continued education of teachers through the Educational Development Program (PDE), offered in the state of Paraná as a public educational policy since the year 2007. The research was guided by the question: "What did the Didactic-Pedagogical Productions elaborated in the PDE by professors in basic education tell us about ICT in the teaching of mathematics?". Qualitative research is assumed in the phenomenological approach, with studies on understandings about ICT in teaching and Technological Education. We present a historical reasoning about the insertion of ICT in Brazilian education and in Mathematics Education. We then clarify understandings about how the PDE works and its emergence according to the legislation and the literature. Seeking to answer the question, it was necessary to go to the didactic-pedagogical productions published in the page of the Secretariat of Education of the State of Paraná seeking to understand the exposed through hermeneutics. To do this, we asked background questions that guided the reading, analysis, interpretation-understanding of the works produced by the teachers participating in the PDE. These background questions were organized into two "blocks," the first of which brings a familiarity to the reader about the basic information of productions, the second brings insights that go straight to the guideline interrogation. Twenty-five (25) didactic-pedagogical productions were analyzed, all belonging to the Regional Nucleus of Education (RNE) of the city of Curitiba, a location that contextualizes the experience of the researcher. Block 1 showed that the target audiences are the EJA classes and the Learning Support Room. In this sense, we note the importance of government public policies, such as the Paraná Digital, which increases the range of possibilities of technological resources that the teacher can access to favor the teaching-learning of mathematics. The most used ICT in the productions were GeoGebra software, Multimedia TV / TV Pendrive, BrOffice Calc software, video, calculator (scientific or simple) and virtual learning environments. Block 2, in an analytic-hermeneutic movement that started from the ideographic analysis going towards the convergences by the movement of the nomothetic analysis, allowed to raise three great nuclei of ideas (or open categories) that compose the answer to the question interrogation directive, namely: "ICT as an allied tool in teaching", "ICT favors the teaching of mathematics" and "ICT alone does not guarantee teaching and learning of mathematics". These categories were discussed in the light of those found in the production itself, the comprehension of the researcher and some of the authors who theoretically supported these didactic-pedagogical productions. Keywords: ICT. PDE. Teacher training. Phenomenology. Hermeneutics.-
Formato: dc.format206 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAs TIC no ensino de matemática : o que as produções didático-pedagógicas no PDE nos dizem?-
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