Partilhas do saber : uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio

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Autor(es): dc.contributorHorn, Geraldo Balduino, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorLima, Luciana Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:39:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:39:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55919-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduíno Horn-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.206-223-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese tem como propósito pensar a interlocução entre filosofia e literatura para o Ensino Médio, tendo como pressuposto que as duas disciplinas atuem na educação e na formação do estudante. O problema proposto foi analisar como este diálogo seria possível no contexto das aulas de filosofia. Com a leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio - identificou-se que parte da resposta está na interdisciplinaridade. Tal problema desdobra-se em outras questões: Como usar o texto literário sem que ele se torne apenas um aparato instrumental nas aulas de filosofia, e, em que medida o encontro entre as disciplinas colabora para uma formação mais ampla. Optou-se em analisar as questões a partir da experiência estética. Utilizou-se como principal arcabouço teórico Theodor Adorno que busca verificar as relações entre cultura, indivíduo e sociedade, a partir do processo de massificação cultural, ressaltando que este não contribui para a formação do sujeito, tende apenas para a semiformação, pois não exprime conteúdos culturais como processo civilizatório; aquele que busca a autonomia do sujeito. Em contrapartida, Adorno propõe a experiência estética como possibilidade de fomentar uma reflexão crítica em uma sociedade danificada pelo capitalismo e pela razão instrumental, pois existe uma arte que possui um espaço privilegiado e que ainda não se rendeu as regras da indústria cultural. É na relação dialética entre a arte e a filosofia que uma experiência formativa pode emergir, assim, a filosofia e a literatura mostram-se como complementares e imprescindíveis para uma formação que almeja a emancipação. Para este percurso foi necessário primeiramente analisar o conceito de interdisciplinaridade, para em seguida apresentar a literatura como possibilidade de conhecimento e a filosofia como educação filosófica para o nível médio. Na sequência demonstrou-se a relação entre as duas disciplinas nas diferentes épocas da história da filosofia com a intenção de perceber a diversidade dessa interlocução. Posteriormente retratou-se o conceito de experiência estética na teoria adorniana, elencando quais são os elementos que na sociedade capitalista prejudicam essa experiência, para depois demonstrar quais são os fundamentos que a constitui. Por fim, ofereceu-se uma possibilidade de leitura literária que proporciona a experiência estética substancial. Dessa forma pretendeu-se colaborar para uma reflexão teórica que busca uma prática, inspirando outros docentes a investirem na educação como Bildung. Palavras-chave: Experiência estética. Interdisciplinaridade. Ensino médio. Filosofia. Literatura.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis has the aim to think the interlocution between Philosophy and Literature for the High School, having as assumption that both subjects act in the education and formation of the student. The proposition was to analyses how this dialog would be possible within Philosophy content of these classes. Together with the Reading of Parâmetros Curriculares Nacionais-Ensino Médio-it was identified that part of the answer is in the interdiciplinarity. The problem folds to other questions: how to use the literary text without it becomes only an instrumental device in the Philosophy classes, and, how the encounter between these subjects collaborates to a larger formation. It was chosen to analyses the questions from the aesthetics experience. It was used Theodor Adorno as the mainly framework who searches for seeing the relations among culture, person and society from the massive cultural process highlighting that this doesn't contribute to the formation of the person, but it tends only to the half formation because it doesn't show cultural contents like the civilization process, the one who looks for the autonomy of the person. In counterpart, Adorno proposes the aesthetics experience as the possibility of foment a critical reflection in a society spoiled by the capitalism and by the instrumental reason because there is an art which has a privilege space and it didn't surrender to the rules of the cultural Industry. It is in this dialectic relation between art and Philosophy that a formative experience can emerge, therefore, Philosophy and Literature show themselves complementary and imperative to a formation that claims for the emancipation. This way it was, first, necessary the analyses of the concept of interdiciplinarity so that afterwards to present Literature as the possibility of knowledge and the Philosophy as education to High School. In the sequence the relation between both subjects was shown in different period of the story of Philosophy with the intention of seen the diversity of this interlocution. Later the concept of aesthetics experience was reported in adorniana theory which is the elements in the capitalist society harming this experience and then showing which are the principals which build it. Finally, it was offer a possibility of literary Reading that gives the aesthetics experience substantial. This way it contributes to a theoretical reflection which searches a practice inspiring other professors to investigate in the education like a Bildung. Keywords: Aesthetic experience. Interdisciplinarity. High school. Philosophy. Literature.-
Formato: dc.format223 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino-
Título: dc.titlePartilhas do saber : uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio-
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