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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Fiorese, Sabrina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:19:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:19:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55917 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55917 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Valéria M. Rohrich Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2018 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p.151-155 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as crianças se socializam em espaços institucionais e do bairro, verificando como esses espaços, e a própria atuação das crianças, colaboram na construção de suas redes de interdependência. Para essa análise foram necessários alguns referenciais teóricos que contribuíram ao longo de todo o trabalho, sendo eles: A Sociologia (Elias), Sociologia da Infância (Sarmento, Qvortrup e outros) e a Sociologia Urbana (Castells, Simmel, Oliveira e outros). A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, por meio de análises de documentos e referenciais teóricos sobre a cidade de Curitiba e o bairro Tatuquara, 57 questionários respondidos por famílias de crianças moradoras da região, conversas com os agentes institucionais e conversa com as próprias crianças, no sentido de verificar como se posicionavam e os significados dados aos espaços que utilizavam. Dessa forma, verificou-se a existência de uma pluralidade de lugares utilizados por algumas crianças, sendo que muitos desses lugares apresentavam valores e práticas contraditórias. Os resultados obtidos evidenciaram que justamente as crianças que tinham a possibilidade de vivenciar os espaços do bairro ou realizavam atividades em diferentes instituições, muitas delas dissonantes, mostravam uma visão mais crítica com relação aos espaços e as questões sociais. Já as crianças que apresentavam menor mobilidade no bairro e na cidade e práticas em instituições muito consonantes, se posicionavam menos frente a essas questões. Em outras palavras, o acesso a uma diversidade maior de atividades e passeios pelos espaços do bairro proporcionam que a criança tenha mais lugares para atuar e se posicionar frente as questões sociais. Por último, todas as crianças da pesquisa agem, burlam e alteram os espaços institucionais, do bairro e da cidade, demonstrando redes de interdependência únicas e criativas. Palavras-chave: Infância. Bairro. Cidade. Instituições. Redes de Interdependência. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims at analyzing how children socialize in institutional spaces and in the neighborhood. It verifies how these spaces and children's own acts collaborate in their web of interdependencies construction. The theoretical framework that was necessary to create this analysis is composed by the sociology (Elias), the sociology of childhood (Sarmento, Qvortrup and others) and the urban sociology (Castells, Simmel, Oliveira and others). The methodology that was used had a qualitative nature. It was done through the analysis of documents and theoretical framework about the city of Curitiba and the neighborhood called Tatuquara. Also, 57 questionnaires were answered by families of children who live in the region, and conversations with the institutional agents and the children themselves were done. The conversations with children themselves were done to verify how their positionings were as well as which meanings were given to the spaces they used. In this way, the existence of a plurality of places used by some children was verified, and many of these places presented contradictory values and practices. The results that were obtained demonstrated that the very children who both had the possibility of living the neighborhood spaces and did activities in different institutions (some of these activities being dissonant) showed a more critic view concerning spaces and social issues. However, the children who presented limited mobility both in the neighborhood and in the city as well as practices in too consonant institutions, had fewer positionings regarding the same issues. In other words, the access to a wider range of activities and strolls through the neighborhood spaces provide more situations in which children can act and establish positionings on social issues. Finally, all children researched act, outwit and change both the institutional and the neighborhood and city spaces, demonstrating webs of interdependencies that are unique and creative. Keywords: Childhood. Neighborhood. City. Institutions. webs of interdependencies. | - |
| Formato: dc.format | 170 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fontes de Informação - Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
| Título: dc.title | Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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