A Lei 10.639/03 e a educação das relações étnico raciais : reflexões sobre relatos de práticas pedagógicas

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Autor(es): dc.creatorPinto, Mônica Luiza Simião-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55904-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55904-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais presente na Lei 10639/03 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana está presente em práticas pedagógicas retratadas por docentes na Coletânea de Relatos Curso Arte Afro-Brasileira no Ensino Fundamental, produzida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Após doze anos de implementação da referida lei, buscar-se-á compreender se na prática relatada estão contempladas as questões que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais, presentes tanto na lei quanto das Diretrizes indicadas. Objetiva-se resgatar a partir da coletânea o pensamento dos professores (as) sobre a Arte Afro-Brasileira e as questões raciais, percebendo ainda como eles (as) se revelam a respeito da temática. Com base na realidade de descaso com relação ao Educação das Relações Étnico-Raciais, já debatido por Silva (2005), Rocha (2006) e Santana (2010), entre outros autores, é de grande relevância discutir como ocorrem práticas pedagógicas na atualidade.-
Formato: dc.format42 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRelações etnicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA Lei 10.639/03 e a educação das relações étnico raciais : reflexões sobre relatos de práticas pedagógicas-
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