Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Mônica Luiza Simião | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:53:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:53:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55904 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55904 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Paulo Vinicius Baptista da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais presente na Lei 10639/03 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana está presente em práticas pedagógicas retratadas por docentes na Coletânea de Relatos Curso Arte Afro-Brasileira no Ensino Fundamental, produzida pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Após doze anos de implementação da referida lei, buscar-se-á compreender se na prática relatada estão contempladas as questões que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais, presentes tanto na lei quanto das Diretrizes indicadas. Objetiva-se resgatar a partir da coletânea o pensamento dos professores (as) sobre a Arte Afro-Brasileira e as questões raciais, percebendo ainda como eles (as) se revelam a respeito da temática. Com base na realidade de descaso com relação ao Educação das Relações Étnico-Raciais, já debatido por Silva (2005), Rocha (2006) e Santana (2010), entre outros autores, é de grande relevância discutir como ocorrem práticas pedagógicas na atualidade. | - |
Formato: dc.format | 42 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A Lei 10.639/03 e a educação das relações étnico raciais : reflexões sobre relatos de práticas pedagógicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: