Educação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorWaiga, Juliano Mainardes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55898-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.110-118-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho teve como objetivo geral a identificação de contribuições e perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação. Os principais teóricos acionados para articulação de nosso estudo foram Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) e Rüsen (2001, 2006, 2015). Para atingir o objetivo proposto, considerando a natureza qualitativa da pesquisa, utilizamos a metodologia do Mapa mental (BUZAN, 2009), procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e um levantamento bibliográfico que ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa reunimos uma amostra de 46 textos escritos por Peter Lee, Isabel Barca ou Maria Auxiliadora Schmidt. Esses textos estabelecem ou apontam diálogos entre a Educação Histórica com outras áreas do saber. Na segunda etapa reunimos uma amostra de 8 trabalhos, entre teses e dissertações, desenvolvidos no Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica, (LAPEDUH- UFPR). Após a aplicação de procedimentos técnicos da análise de conteúdo em textos das amostras coletadas chegamos a duas importantes asserções: 1) Em um contexto primordial as pesquisas em Educação Histórica absorvem principalmente contribuições da filosofia da história e da psicologia cognitiva, num contexto mais recente diálogos traçados por Maria Auxiliadora Schmidt, e ampliados pelo LAPEDUH, reforçam e abrem novas perspectivas investigativas com as Ciências da Educação. 2) Os diálogos realizados com as Ciências da Educação já resultaram em contribuições, para pesquisas em Educação Histórica, de ordem teórica, metodológica e categorial. Quanto as perspectivas provenientes dos diálogos da Educação Histórica com as Ciências da Educação, apontamos a possiblidade de contribuição para construção de uma Didática da Educação História. Essa Hipótese foi inspirada pelos dados coletados em nosso estudo, pela matriz da Didática da História de Jörn Rüsen e pela adaptação dessa matriz realizada por Peter Seixas. Palavras- Chave: Educação Histórica, Ciências da Educação, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didática da Educação Histórica.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work had as general objective the identification of contributions and perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education. The main theorists involved in articulating our study were Lee (2006, 2008, 2011), Barca (2000, 2001, 2006), Schmidt (2009, 2012, 2014); Mialaret (2013), Libâneo (2006) and Rüsen (2001, 2006, 2015). In order to reach the proposed objective, considering the qualitative nature of the research, we used the Mental Map methodology (BUZAN, 2009), technical procedures of content analysis (BARDIN, 1977) and a bibliographic survey that occurred in two stages. In the first stage we gathered a sample of 46 texts written by Peter Lee, Isabel Barca or Maria Auxiliadora Schmidt. These texts establish or point out dialogues between Historical Education and other areas of knowledge. In the second stage we collected a sample of 8 works, between theses and dissertations, developed in the Laboratory of Research in Historical Education, (LAPEDUH-UFPR). After the application of technical procedures of content analysis in each of the texts of the collected samples, we arrive at two important assertions: 1) In a primordial context the researches in Historical Education mainly absorb contributions of the philosophy of history and cognitive psychology, in a context more recent dialogues drawn up by Maria Auxiliadora Schmidt and amplified by LAPEDUH reinforce and open up new research perspectives with the Educational Sciences. 2) The dialogues carried out with the Educational Sciences have already resulted in contributions, for research in Historical Education, of a theoretical, methodological and categorical order. As far as the perspectives coming from the dialogues of Historical Education with the Sciences of the Education, we point the possibility of the construction of a Didactics of the Education History situated in the science of reference and advised by the Sciences of the Education. This Hypothesis was inspired by the data collected in our study, by the matrix of Didactics of History by Jörn Rüsen, as well as by the adaptation of this matrix realized by Peter Seixas. Key- words: Historical Education, Educational Sciences, Maria Auxiliadora Schmidt, LAPEDUH, Didactics of Historical Education.-
Formato: dc.format118 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação histórica-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica-
Título: dc.titleEducação histórica e ciências da educação : diálogos epistemológicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.