Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa, George de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:50:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:50:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55890 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55890 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Arte, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 23/02/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p.200-207 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Musicologia Historica e Etnomusicologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a improvisação na música popular brasileira. Discute suas várias formas e analisa sua relação entre a performance e a criação. A pesquisa teve como base os preceitos da Etnomusicologia, refletiu sobre os processos envolvidos nessa prática a partir de elementos musicais e extramusicais, suas inter-relacões expressivas e sonoridades. Para isso foram selecionadas quatro versões da canção Wave (1967) de Tom Jobim, considerada um standard no repertório da música instrumental, tanto nacional como internacional. Palavras-chave: Improvisação. Etnomusicologia. Música Popular. Elementos Musicais e Extra-Musicais. Wave. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This assignment has the improvisation of the Brazilian popular music as its study object. Discusses its multiple forms and analyses the connection of performance and composition. The research was based on the precepts of Ethnomusicology, reflected on the processes involved in this practice from the musical and extra-musical elements, their expressive interrelationship and sounds. In this regard were selected four versions of Tom Jobim's song called Wave (1967). This song is considered a standard in the both nacional and international instrumental music repertoire. Key-words: Improvisation. Ethnomusicology. Popular Music. Musical and Extra- Musical Elements. Wave. | - |
Formato: dc.format | 210 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
Título: dc.title | Estudo dos elementos musicais e extra-musicais no processo de improvisação da música popular brasileira para quatro versões de Wave (1967) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: