Diversidade étnico-racial na educação infantil : análises de um sistema privado de ensino adotado por uma rede pública municipal

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Thaís Regina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55870-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.333-355-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como foco analisar as formas e estratégias elencadas para a inserção da diversidade étnico-racial em ações, processos e livros didáticos de um sistema privado de ensino destinado à educação infantil. Nossa pesquisa orientouse pela seguinte indagação: Qual o tratamento dado em um sistema privado de ensino no que se refere às políticas de diversidade étnico-racial? Para a realização da investigação, optamos pela abordagem dos estudos críticos sobre relações raciais no Brasil, evidenciando as análises sobre a existência de um padrão branco, do racismo à brasileira e de assimetrias raciais. O trabalho está ancorado nos estudos sobre educação infantil, relações raciais e políticas de diversidade étnicoracial. Como metodologia, optamos por desenvolver uma pesquisa com análises quantitativas e qualitativas. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas; observação participante em três turmas de Pré I de uma unidade educativa que utilizava apostilas; análises documental e de conteúdo, considerando as personagens presentes em ilustrações de dez livros didáticos produzidos por uma empresa privada com fins lucrativos que produz apostilas, oferta formação continuada, dentre outros serviços para redes públicas de educação. Os sujeitos participantes foram: uma supervisora de um sistema privado de ensino, uma gestora da Secretaria Municipal de Educação, três docentes, uma coordenadora pedagógica e crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil. Como resultados da pesquisa, corroboramos com a literatura da área de que as ações dos sistemas privados de ensino podem ser analisadas como uma política educacional, haja vista o seu aumento e permanência nas redes municipais de educação, bem como o fato da utilização no cotidiano das unidades educativas ser massiva, a tal ponto que as atividades das apostilas são as definidoras das práticas pedagógicas. Os livros didáticos, através da inserção de algumas imagens, integram parcialmente aspectos que abrangem a diversidade étnico-racial, porém, mantêm um padrão branco nas representações. Nas dez apostilas, identificamos a ausência de unidades e, consequentemente, de práticas pedagógicas e abordagens de conteúdos na formação continuada que contemplassem o assunto. A respeito das percepções das crianças sobre determinadas personagens das apostilas, verificamos a heterogeneidade nas respostas, sendo que algumas não recorrem à classificação racial para identificação de personagens e outras demonstram ter noção sobre as diferenças e utilizam categorias étnico-raciais para a caracterização. As docentes convergem que os materiais não favorecem a realização de trabalhos que enfatizem a diversidade étnico-racial. Observamos que as ações que abrangem a temática não estão postas enquanto critérios nos processos licitatórios, não cumprindo, portanto, as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e demais documentos que subsidiam a primeira etapa da educação básica. As análises do conjunto de resultados da pesquisa permitiram confirmar a hipótese que o Sistema Privado de Ensino analisado cumpre parcialmente, integrando algumas imagens que contemplam a diversidade étnico-racial, mas mantendo, no geral, formas de hierarquização étnico-raciais. Palavras-chave: Diversidade étnico-racial. Educação infantil. Sistemas privados de ensino. Política educacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study aims to analyze the forms and strategies used to the insertion of ethnicracial diversity in actions, processes and textbooks of a private publisher to early childhood education. Our research question is: What is the treatment given in a private education system (private publisher) about ethnic-racial diversity policies? In order to carry out the research, we opted for the approach of critical studies on race relations in Brazil, highlighting the analysis of the existence of normative whiteness, Brazilian racism and racial asymmetries. The work is anchored in studies on early childhood education, race relations, and ethnic-racial diversity policies. As methodology we chose to develop a research with quantitative and qualitative analyzes. The data collection was done through semi-structured interviews, participant observation in three preschool classes at a school that uses textbooks; documentary and content analysis, considering the characters present in illustrations over ten textbooks; offer workshop to teachers; among other services for public education system. The research participants were: a supervisor of a private publisher, a manager of the Municipal Education Department, three teachers, a pedagogical coordinator and children of a Municipal Center for Early Childhood Education. As a result of the research, we corroborate with the literature in the area that the actions of private education systems can be analyzed as an educational policy, because of its increase and permanence in municipal education system, as well as the fact the textbooks units are massive, to the point that the activities of the textbooks are the defining of pedagogical practices. The textbooks, through the insertion of some images partially integrate aspects about ethnic-racial diversity, but maintains a normative whiteness in the representations. Among the ten textbooks, we identified the absence of units and consequently of pedagogical practices and content approaches in workshops for teachers that contemplated the subject. Over the children’s perceptions about certain characters in the textbooks we verified the heterogeneity in the answers, some of them do not use the racial classification to identify characters and others demonstrate a sense of the differences and use ethnic-racial categories for the characterization. The teachers converge that the materials do not favor the accomplishment of works that emphasize ethnic-racial diversity. Thus, we observed that the actions that cover the thematic are not put as criteria in the public bidding processes, thus not complying with the provisions of the Law of Guidelines and Bases of Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) and other documents that subsidize the Brazilian early childhood education. The analysis of the research allowed to confirm the hypothesis that the Private Education System analyzed partially fulfilled, integrating some images that contemplate the ethnic-racial diversity, but maintaining in general forms of ethnicracial hierarchy. Keywords: Ethnic-racial diversity. Child education. Private education systems. Education politics.-
Formato: dc.format376 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidades - Educação-
Título: dc.titleDiversidade étnico-racial na educação infantil : análises de um sistema privado de ensino adotado por uma rede pública municipal-
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