A política do estado do Paraná e do município de Curitiba para a transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental e a efetivação das ações por ela propostas para acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPuglielli, Jussara Maria Tavares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.-
Autor(es): dc.creatorBastos, Zuliane Keli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55861-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Jussara Maria Tavares Puglielli Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir da necessidade de elaboração da monografia e interesse também profissional em melhor conhecer os Fundamentos Legais da Política de Transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental nas Redes Estadual e Municipal de Curitiba e as ações pedagógicas por ela proposta, buscou-se com auxílio e orientação da Professora Doutora Jussara Maria Tavares Puglielli Santos do Departamento e Administração Escolar da UFPR, verificar as proposições apresentadas no caderno/documento elaborado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, intitulado Ensino Fundamental: Proposições para a Transição do 5º ano para o 6º ano no Município de Curitiba. Trata-se também de uma pesquisa realizada com pedagogas, das três Escolas Estaduais que receberam o maior número de estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou de inclusão, na transição de 2016 para 2017, escolhido entre as escolas da Regional/Setor do Bairro Novo, por terem iniciativas diferenciadas para este processo de Transição no Município de Curitiba. Entendendo que existe certa preocupação em informar e orientar os profissionais, que recebem esses estudantes que migram das escolas municipais para as escolas estaduais, com uma documentação de transição, para que se tenha um tratamento diferenciado e ainda uma didática com correta adequação metodológica para que superem suas dificuldades de aprendizagem, tanto pelas mudanças na organização do tempo escolar, bem como pelo quantitativo de disciplinas/professores, e outras diferenças na organização escolar como maior número de disciplinas e professores e mudanças que perpassam o desenvolvimento pessoal físico/adolescência. Os dados coletados foram analisados a partir da literatura consultada e da legislação apresentada nas proposições aqui já citadas. Os resultados apontam que as pedagogas entrevistadas reconhecem a importância das ações diferenciadas para a transição, mas ainda é insuficiente o conhecimento da política e do documento que apresenta tais proposições para a transição dos estudantes das escolas municipais para as escolas estaduais de Curitiba.-
Formato: dc.format78 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbios da aprendizagem-
Título: dc.titleA política do estado do Paraná e do município de Curitiba para a transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental e a efetivação das ações por ela propostas para acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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