
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Tiago Correia da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:51:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:51:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55859 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55859 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Karen Franklin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades para essa concretização. Entre essas dificuldades identificamos a adaptação da linguagem do professor à de crianças e adolescentes, a qual dificulta, muitas vezes, a compreensão de conceitos filosóficos e também a escassez de material didático para o ensino de Filosofia nessa fase da educação. Ao considerar essas dificuldades, apontamos então o cinema como um recurso didático válido para o desenvolvimento da disciplina de Filosofia em sala de aula. A partir deste objeto, traçamos outras conexões entre essa mídia e a Filosofia. Por fim apresentamos uma proposta metodológica a partir de um exemplo, no caso, o filme norte-americano Percy Jackson e o Ladrão de Raios, baseado no livro do escritor Rick Riordan, o qual alcançou grande popularidade no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In the field of theorists as the philosophers Matthew Lipman (1990) and Karen Franklin (2016), who advocate the insertion of the discipline of philosophy in elementary school, about that, in this study, we have raised some difficulties concerning this subject. Among these difficulties we identify the adaptation of the teacher’s language to children and adolescents, which often hinders the comprehension of philosophical concepts. Besides that, we also identify the scarcity of didactic material for the teaching of philosophy at this stage of education. Considering these difficulties, we point to cinema as a valid didactic resource for the development of the discipline of philosophy in the classroom. From this object, we draw other connections between cinema and philosophy. Finally, we present a methodological proposal from an example, in the case, the American film Percy Jackson and The Lightning Thief, based on the book of Rick Riordan, which has achieved great popularity in Brazil. | - |
| Formato: dc.format | 31 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Título: dc.title | Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: