Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | - |
Autor(es): dc.creator | Pessinati, Marcele Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55857 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Maria Tereza Carneiro Soares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as causas externas do abandono escolar nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tema cuja relevância tem demandado políticas públicas específicas e sido referido nos documentos educacionais nas esferas federal, estadual e municipal. Este estudo de caso foi realizado em uma escola estadual do município de Almirante Tamandaré, situado na área metropolitana norte de Curitiba, capital do estado do Paraná, devido a escola analisada possuir altos índices de não frequência escolar, contribuindo para as elevadas taxas de abandono escolar no município. Trata-se de pesquisa qualitativa que contou com a participação de vinte (20) estudantes e seus responsáveis, cujas manifestações foram coletadas por meio de dois instrumentos específicos na forma de questionários. Da resposta dos estudantes, identificou-se como principal razão que os levava a abandonar a escola, sintomas de fragilidade de sua saúde, causa seguida pela necessidade do estudante, ainda menor, cuidar de um parente. As respostas de seus pais/responsáveis ao questionário elaborado para conhecer o perfil familiar de cada estudante, iluminada pela literatura consultada, permitiu verificar que o número de filhos, a escolaridade dos pais e a renda familiar podem influenciar no abandono escolar. | - |
Formato: dc.format | 69 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lar e escola | - |
Título: dc.title | Abandono escolar : por que os alunos saem da escola? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: