A Polirritmia como ponte para a improvisação em grupo na música instrumental brasileira: uma análise da performance do trio corrente

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Autor(es): dc.contributorRamos, Danilo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Thiago de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55805-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 01/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.75-78-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nos últimos anos, houve o surgimento de novos grupos de música instrumental brasileira com tendência para uma maior exploração rítmica, que assimilaram elementos polirrítmicos e, assim, atingiram um nível de complexidade que antes se restringia geralmente à questões harmônicas. Dentro desse contexto, insere-se a obra do grupo paulistano de música instrumental Trio Corrente. Desde o lançamento do primeiro disco em 2005, o grupo apresenta releituras de obras já conhecidas da música popular brasileira, reestruturadas e moldadas por meio da incorporação da polirritmia. O objetivo desta pesquisa é analisar o estabelecimento de uma base comunicacional e de reestruturação do discurso melódico a partir de ocorrências polirrítmicas na performance e nos arranjos do Trio Corrente. Para tanto, a pesquisa foi realizada em três etapas: (1) seleção e transcrição de trechos de três interpretações do trio por meio do registro dos arranjos em estúdio e em apresentações ao vivo (Maçã - Djavan, Lamento - Pixinguinha, e Deixa - Baden Powell e Vinícius de Moraes); (2) análise musical das obras transcritas, com o intuito de explorar aspectos relacionados à interação não verbal apresentada nas performances. Além disso, ressalta-se que a análise da interpretação musical do trio foi realizada com base em um recorte temporal das partituras das melodias originais das obras comparadas às interpretações do trio; (3) entrevista com o pianista Fábio Torres a fim de verificar a relação existente entre os resultados das análises e a maneira pela qual se desenvolve a expertise neste tipo de performance. Os dados da pesquisa foram investigados com base no modelo de análise estrutural de linguagem proposto por Jakobson (1960) e adaptado por Vuust, Ostergaard e Roepstorff (2006) para análise dessa comunicação por meio da rítmica. Os resultados principais apontam que o modelo estrutural supracitado foi eficiente para as análises das performances investigadas. Nesse sentido, foram encontradas algumas funções apresentadas no modelo em questão: conativa, fática, metalinguística e poética. Além disso, constatou-se que a polirritmia desempenha um papel central para as interações não verbais do Trio Corrente. Finalmente, a partir dos relatos obtidos em entrevista com o pianista do trio, ressalta-se a importância da aquisição de habilidades de interação não verbal para o desenvolvimento da expertise do músico inserido dentro da música instrumental brasileira. Espera-se que esta pesquisa contribua para o desenvolvimento do ensino da rítmica, da interação não verbal entre músicos e, consequentemente, da aquisição de expertise em performance no gênero musical em questão. Palavras-chave: Interação não verbal; Polirritmia; Música Instrumental Brasileira; Trio Corrente.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the last years, new groups of Brazilian jazz have emerged with a tendency towards a higher rhythmic exploration, assimilating polyrhythmic elements and, thus, reaching a level of complexity that was previously restricted to harmonic issues. Inside this context, the work of the Trio Corrente, an instrumental music group from São Paulo, is inserted. Since the release of the first album in 2005, the group presents re-readings of songs already known in brazilian popular music, restructured and shaped through incorporation of polyrhythmic elements. The aim of this research is to analyze the establishment of a communicational and restructuring basis of the melodic discourse from polyrhythmic occurrences in the performance and arrangement of the Trio Corrente. For that, the research was carried out in three stages: (1) selection and transcription of excerpts from three interpretations of the trio through recording studio arrangements and live performances (Maçã - Djavan, Lamento - Pixinguinha, e Deixa - Baden Powell e Vinícius de Moraes); (2) musical analysis of the transcribed works, in order to explore aspects related to the non-verbal interaction presented in the performances. In addition, it is emphasized that the musical interpretation of the trio was made based on a temporal cut from the scores of the original melodies of the works compared to the trio's interpretations; (3) interview with the pianist Fábio Torres, in order to verify the relationship between the results of the analysis and the way in which the expertise is developed in this kind of performance. The research data were investigated based on the structural analysis model of language proposed by Jakobson (1960) and adapted by Vuust, Ostergaard and Roepstorff (2006) to analyze this communication through the rhythm. The main results indicate that the above mentioned structural model was efficient for the analyzes of performances investigated. In this sense, some functions presented in the model in question were found: conative, phatic, metalinguistic and poetic. Moreover, it was found that polyrhythm plays a central role for the non-verbal interactions of the Trio Corrente. Finally, from the reports obtained in an interview with the pianist of the trio, it is highlighted the importance of the acquisition of non-verbal interaction skills for the development of the musician's expertise within Brazilian jazz. It is expected that this research contribute to the development of rhythmic teaching, non-verbal interaction among musicians and, consequently, the acquisition of performance expertise in the musical genre in question Keywords: Non-Verbal Interaction; Polyrhythm; Brazilian Jazz; Trio Corrente.-
Formato: dc.format92 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectX-
Palavras-chave: dc.subjectMusica instrumental-
Título: dc.titleA Polirritmia como ponte para a improvisação em grupo na música instrumental brasileira: uma análise da performance do trio corrente-
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