O circuito de produção e circulação dos manuais escolares para a instrução primária impressos na província do Paraná (1854-1871)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMedrado, Munique Santiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55760-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Juarez José Tuchinski dos Anjos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente dissertação tem como objetivo identificar a configuração assumida pelo circuito de comunicação dos manuais escolares produzidos e postos em circulação para a instrução primária na Província do Paraná, entre os anos 1854 a 1871. Ao perseguir o desenrolar histórico do processo de produção e circulação dos manuais escolares na província paranaense foi possível delinear o circuito de comunicação referente ao mercado editorial de livros escolares para a instrução primária do Paraná oitocentista. O recorte cronológico da pesquisa toma como baliza a criação da primeira tipografia na Província do Paraná, a Typographia Paranaense de Candido Martins Lopes, em 1854, e vai até o ano de 1871, quando, com a morte deste homem, parece ter havido um breve refluxo na ainda insipiente "indústria" tipográfica paranaense, dificultando a impressão de livros na província até fins da década de 1880. As fontes utilizadas foram: o jornal Dezenove de Dezembro, a legislação escolar paranaense entre 1854 e 1871, as correspondências de governo existentes no Arquivo Público do Paraná, os relatórios dos Presidentes de Província e Inspetores Gerais de Instrução Pública e evidências indiretas dos conteúdos e materialidade do livro escolar - possível de encontro - que fez parte daqueles produzidos para a instrução da mocidade na província. No primeiro capítulo, buscou-se apontar a situação precária que se encontrava a instrução pública referente aos suprimentos de impressos escolares, dentre eles, livros; como era realizado o processo de produção dessas obras para a instrução primária paranaense, partindo do princípio das demandas dos personagens solicitantes - professores, professoras e autoridades, sendo estes inspetores e presidentes da província - baseados na necessidade do ensino no Paraná na segunda metade do século XIX; o diálogo com os autores; e, por conseguinte, a montagem e impressão dos livros escolares pela editora de Candido Martins Lopes, a Typographia Paranaense. No segundo capítulo o escopo foi relatar a circulação dos livros escolares, delineando a atuação da imprensa com a divulgação, as articulações dos processos de compra, venda e aquisição dessas obras pelas instituições de ensino por meio dos distribuidores e a concepção de leitores ideais, sendo estes, a criança e os professores e professoras, presente neste circuito de comunicação do mercado editorial da instrução primária da Província do Paraná. Palavras-chave: Livros Escolares. Circuito de Comunicação. Século XIX. Instrução Primária. Paraná.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present dissertation has as objective to identify the configuration of the communication circuit of school books produced and put into circulation for a primary education in the Province of Paraná, between the years 1854 to 1871. In pursuing the historical development of the production process and circulation of school books in the province of Paraná, it was possible to point out the delineation of the communication circuit referring to the editorial market for school books for primary education in the nineteenth century of Paraná. The chronological cut of the research takes as a mark the creation of the first typography in the Province of Paraná, the Typographia Paranaense of Candido Martins Lopes, in 1854, and goes until 1871, when, with the death of this man, there seems to have been a brief reflux in the still insipient "typographic industry" of Paraná, making it difficult to print books in the province until the late 1880s. The sources used were the Dezenove de Dezembro newspaper, the Paraná school legislation between 1854 and 1871, the correspondence of the government in the Public Archive of Paraná, the reports of the provincial presidents and the Inspectors General of Public Instruction and indirect evidence of the contents and materiality of the school book - possible meeting - which was part of those produced for the education of the youth in the province. In the first chapter, it was tried to point out the precarious situation that was the public instruction regarding the supplies of school forms, among them, books; how the process of producing these books works for primary education in Paraná was carried out, starting from the principle of the demands of the applicant characters - teachers (men and women) and authorities, these inspectors and presidents of the province - based on the need for teaching in Paraná in the second half of the nineteenth century; the dialogue with the authors; and, therefore, the assembly and printing of the school books by the Candido Martins Lopes publisher, the Typographia Paranaense. In the second chapter the scope was to report the circulation of school books, outlining the press activities with the dissemination, articulations of the processes of purchase, sale and acquisition of these books by educational institutions through distributors and the conception of ideal reader, these being the child and the teachers, present in this communication circuit of the editorial market of the primary education of the Province of Paraná. Keywords: School books. Communication Circuit. 19th Century. Primary Education. Paraná.-
Formato: dc.format240 p. : il. (algumas color.), grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - História-
Título: dc.titleO circuito de produção e circulação dos manuais escolares para a instrução primária impressos na província do Paraná (1854-1871)-
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