Avaliação de material particulado fino, fuligem e poluentes gasosos na região portuária de Paranaguá

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Autor(es): dc.contributorReis, Rodrigo Arantes-
Autor(es): dc.contributorGodoi, Ricardo Henrique Moreton-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável-
Autor(es): dc.creatorGurgatz, Bruno Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:41:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:41:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55756-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55756-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Ricardo H. M. Godoi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Curitiba, 26/03/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.91-101-
Descrição: dc.descriptionResumo: A poluição atmosférica é um dos maiores riscos ambientais da atualidade, perfazendo mundialmente sete milhões de óbitos, sendo principalmente responsável por doenças cárdio-respiratórias, interferências neurológicas crônicas entre outros problemas de saúde. As instalações portuárias e os complexos industriais agregados à esta atividade são emissores de poluentes ao ar, e os custos ambientais deste impacto podem chegar aos milhares de dólares, como já estimado em diversos portos ao redor do mundo. Devido a dimensão do problema, a qualidade do ar é prioridade ambiental dos portos Europeus desde 2013. Apesar desta sinalização correta da comunidade Européia, pouco se sabe sobre a emissão de poluentes atmosféricos nos portos brasileiros. O objetivo deste trabalho é um primeiro inventário de poluentes atmosféricos no município portuário de Paranaguá, com foco no entorno da área portuária, avaliando material particulado fino, fuligem e poluentes gasosos (NO2 e SO2) através de diversos métodos, buscando assim se determinar as fontes de emissão e risco de mortalidade associado a tais poluentes. Foram identificados altos níveis de Material Particulado Fino em Paranaguá, com média anual de 15 ?g/m³, e 34 episódios superiores a 25 ?g/m³ no ano de 2017, valores que superam as indicações de limites propostas pela Organização Mundial da Saúde (10 ?g/m³ de média anual, e 25 ?g/m³ para média diária). A partir disto, calculou-se que há um risco de 3% de mortalidade na região portuária de Paranaguá devido ao PM2,5 no ano de 2017. Os episódios de maiores concentrações de PM2,5 ocorreram principalmente com ventos no sentido "porto-cidade". Adicionalmente, os níveis de NO2 e SO2 identificados estiveram próximos aos níveis encontrados em grandes centros urbanos, com médias anuais de 24 e 7,8 ?g/m³, respectivamente. A média obtida para o monitoramento de fuligem (BC) foi de 1988 ng/m³, com 19 episódios acima de 50 ?g/m³. Os terminais portuários apresentaram contribuições significativas para as concentrações de material particulado fino, enquanto a navegação oceânica apresenta maiores contribuições para as concentrações de SO2 e fuligem. Por fim, identificou-se uma tendência dos maiores níveis de fuligem estarem relacionados com os episódios de maré alta, o que sugere a influência da dinâmica de movimentação de embarcações na baía de Paranaguá para qualidade do ar na região. O fluxo de caminhões surge ainda como uma fonte móvel de NO2. A partir desta realidade, indica-se que a atividade portuária, subdividida entre o funcionamento dos terminais portuários, a navegação oceânica e o tráfego de veículos de grande porte impacta em uma redução na qualidade de vida da população de Paranaguá, seja causando/potencializando doenças cardiovasculares e respiratórias nos episódios de altas concentrações, seja pelo aumento no risco de mortalidade causado pela exposição crônica à poluentes de grande probabilidade de deposição no sistema respiratório. Palavras-chave: Porto de Paranaguá. Poluição Atmosférica. Atividade Portuária.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: It is estimated that air pollution-related diseases killed seven million people in 2012 worldwide, mainly responsible for cardio-respiratory diseases, chronic neurological interferences and other health problems. Port facilities and near industrial complexes are sources of air pollutants, and the environmental costs of this impact can reach thousands of dollars, as already estimated in several ports around the world. Due to the size of the problem, air quality has been an environmental priority for European ports since 2013. The objective of this work is a first inventory of atmospheric pollutants in the city of Paranaguá, focusing on the port area, evaluating fine particulate matter, soot and gaseous pollutants (NO2 and SO2) with different methods, in order to determine the sources of emission and risk associated with such pollutants. High levels of Fine Particulate Material were identified in Paranaguá, with an annual average of 15 ?g/m³, and 34 episodes higher than 25 ?g/m³ in 2017, values that exceed the limits proposed by the World Health Organization (10 ?g/m³ of annual average, and 25 ?g/m³ for daily average). From this, it was estimated that there is a 3% mortality risk in the Paranaguá port region due to PM2.5 in 2017. The episodes of higher concentrations of PM2.5 occurred mainly in the "port-city" direction. Additionally, the levels of NO2 and SO2 were close to the levels found in large urban centers, with annual averages of 24 and 7.8 ?g/m³, respectively. The average soot monitoring (BC) was 1988 ng/m³, with 19 episodes above 50 ?g/m³. The port terminals presented significant contributions to the concentrations of fine particulate matter, while ocean navigation presents greater contributions to the concentrations of SO2 and soot. Finally, a tendency was identified for the higher levels of soot to be related to the episodes of high tide, which suggests the influence of the dynamics of vessel movement in the bay of Paranaguá for air quality in the region. The truck traffic is linked as a mobile source of NO2. It is indicated that the port activity, subdivided between the operation of the port terminals, ocean navigation and the traffic of large vehicles impacts on a reduction in the quality of life of the population of Paranaguá, either causing/potentiating diseases cardiovascular and respiratory events in high concentration episodes, or due the increased risk of martality caused by chronic exposure to pollutants with a high probability of deposition in the respiratory system. Key-words: Paranaguá Harbor. Atmospheric Pollution. Port Activities.-
Formato: dc.format103p. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectx-
Palavras-chave: dc.subjectX-
Título: dc.titleAvaliação de material particulado fino, fuligem e poluentes gasosos na região portuária de Paranaguá-
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