Balanced Scorecard : um estudo multi-caso da disseminação da ferramenta em empresas listadas na BM&FBOVESPA

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Autor(es): dc.contributorCosta, Mayla Cristina, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorWeiss, Rubiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:39:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:39:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55734-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Mayla Cristina Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo irá identificar a aplicação da metodologia do Balanced Scorecard para analisar os modelos e a disseminação em empresas listadas na BM&F Bovespa a partir da teoria da institucionalização. É sabido que as organizações sofrem constantes mudanças ao longo de sua existência, mudanças que podem ser impostas pelo Estado/Governo, ou por pressão interna da organização. Com isso a teoria institucional busca saber o porquê da mudança, ou o porquê da implantação de ferramentas de gestão dentro da organização, e se essas ferramentas são seguidas após sua implementação. Uma das ferramentas de gestão que auxilia os gestores no desenvolvimento organizacional é o Balanced Scorecard (BSC), é um método criado por Kaplan e Norton, que avalia de forma balanceado o desempenho da organização, traduzindo as estratégias através da sua missão, visão e seus valores. O BSC possui quatro perspectivas, que são perspectiva financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, percebe-se então que a avalição é na organização como um todo, desde ativos financeiros e ativos não financeiros. É uma pesquisa de cunho qualitativo, pois não irá utilizar dados estatísticos. Será descritiva, pois será analisado os modelos de BSC"s das empresas listadas na BM&F Bovespa e que mencionam em seus relatórios a utilização da ferramenta, dados os quais se encontram no sitio eletrônico da BM&F Bovespa, e que posteriormente redirecionam para o sitio eletrônico da empresa desejada.-
Formato: dc.format51 p. : il.; tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de capitais-
Título: dc.titleBalanced Scorecard : um estudo multi-caso da disseminação da ferramenta em empresas listadas na BM&FBOVESPA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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