Relato de experiência : a agroecologia como práxis cooperativa na educação do campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaglia, Edmilson Cezar, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo-
Autor(es): dc.creatorRocha, Renata Lays Andrade Chaves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55730-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Edmilson Paglia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A estrutura e a organização da maioria das escolas rurais carecem de práticas pedagógicas que valorizem o trabalho e a cultura camponesas, fato que leva a exclusão de muitas crianças e jovens do campo. É importante considerar que o ato de ensinar e aprender deve contemplar todos os sujeitos envolvidos na ação educativa: o educador, o educando e a comunidade. A participação direta da família nas atividades escolares é de suma importância, portanto é papel da escola oferecer espaços que possam ser construídos por meio dessa cooperação, integrando as relações cotidianas da família e, aproximando a cultura da educação. Com a metodologia da pesquisa participante trouxemos para o colégio estadual do campo Margarida Franklin Gonçalves, ensinos fundamental e médio, conceitos da Agroecologia e da Educação popular. Hagette (1990), afirma que a pesquisa participante busca não somente desencadear ações susceptíveis de melhorar as suas condições de vida, mas também desenvolver a capacidade de análise e resolução dos problemas que enfrentam ou com os quais convivem cotidianamente. De acordo com Paulo Freire o desenvolvimento da expressividade ou da criatividade está atrelado à liberdade do individuo em si e à valorização de um povo. Esse processo é estimulado pela educação que pode se dar no espaço da escola, da família ou da comunidade. Para tanto se ressalta a importância da construção de um projeto de vida e de um mundo sustentável em que o atendimento às necessidades básicas do ser humano seja prioridade. A meta é um melhor ambiente físico e social, é formar gente com disposição para aplicar os conhecimentos e técnicas e preservar o meio ambiente como se protege um bem pessoal. Como resultado deste estimulo a conscientização sobre a importância do espaço físico como um recurso educacional esta crescendo e é nossa função traze-lo como necessidade básica da educação.-
Formato: dc.format1 arquivo (10 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução verde-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino agrícola - Paraná-
Título: dc.titleRelato de experiência : a agroecologia como práxis cooperativa na educação do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.