Uma análise sob o índice de desenvolvimento da educação básica : IDEB nos municípios do Estado do Paraná

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Autor(es): dc.contributorWelters, Angela, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorKametani, Marcos Yuiti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/55657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55657-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Angela Welters-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a relação entre Educação e Pobreza. Desta relação surge uma questão: a pobreza tem grande incidência negativa sobre o IDEB das escolas e dos sistemas de ensino municipais e estaduais. Afim de averiguar se a questão se aplica aos municípios do estado do Paraná decidiu-se para a pesquisa delimitar os municípios paranaenses que obtiveram as melhores e as piores médias do IDEB para os anos iniciais da rede pública no ano de 2015 e coletou-se dados do Índice de Gini (2010), do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM (2010) e da Taxa de Pobreza (2010) dos respectivos municípios paranaenses. Por meio da análise dos dados levantados, constatou-se que os municípios que apresentaram as maiores médias do IDEB apesar de terem bons IDHM e baixa Taxa de Pobreza, os mesmos possuem um alto grau de desigualdade. Já para os municípios que apresentaram as piores médias do IDEB constatou-se que possuem médio e baixo IDHM, alta Taxa de Pobreza e alto grau de desigualdade. Houveram exceções, entretanto diante dos dados levantados para os municípios paranaenses concluiu-se que de fato a pobreza tem grande incidência negativa sobre o IDEB das escolas e dos sistemas de ensino municipais.-
Formato: dc.format41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Paraná - Municipios-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Indicadores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos econômicos-
Título: dc.titleUma análise sob o índice de desenvolvimento da educação básica : IDEB nos municípios do Estado do Paraná-
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