Ecomarketing : vantagem competitiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarial-
Autor(es): dc.creatorZonta, Elcio Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:00:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:00:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55651-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55651-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Pedro Steiner-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Atualmente é muito importante a percepção do cliente e da sociedade quanto à obtenção de produtos e /ou serviços que contenham qualidade, atrelados à posição das organizações no que tange ao meio ambiente. Por sua vez, para a organização é fundamental reconhecer que o atendimento a questões ambientais lhe traz competitividade, advinda de inovações tecnológicas que atualmente surgem a todo o momento, sem necessariamente implicar em aumento de custos de produtos e / ou serviços. No entanto, de acordo com o resultado da enquete realizada, nota-se que ainda há uma parcela da sociedade que está aquém desta percepção, o que pode ser considerado um caso de carência de informação e conscientização em virtude do nível educacional deficiente que em longo prazo pode ser suprida através de uma educação mais completa. A questão ambiental hoje e considerada um desafio a ser vencido por todos, a sociedade, empresas, governo. Diante desta situação as empresas assumem uma importância fundamental para equilibrar o conflito existente entre o progresso econômico e o equilíbrio ecológico do planeta. Por este motivo a importância que o marketing verde faça parte da política estratégica de uma organização como fator crítico de sucesso, descrevendo elementos fundamentais à competitividade que envolvem a gestão ambiental, a preocupação com a sustentabilidade, bem como o processo produtivo adequado a normas ambientais, uso racional de energia e suprimentos, e o controle ambiental industrial - ISO 14000. Em termos gerais a busca da qualidade e da melhoria contínua na gestão empresarial, está associada a novos estilos de gerenciar e promover mudanças, que tem como escopo o combate ao desperdício e a conservação dos recursos naturais, além do atendimento das expectativas dos clientes, entre elas o marketing verde (ecologicamente correto). Mudanças culturais dos consumidores e do mercado, bem como aspectos legais, têm provocado comprometimento de empresas em lançar produtos ecologicamente corretos, que sejam reconhecidos, valorizados, desejados e respeitados pelos consumidores-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing ecológico-
Título: dc.titleEcomarketing : vantagem competitiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.