O Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Fabiana Thomé da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBueno, Tania Mara da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55624-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A reflexão sobre a prática do Conselho de Classe visa contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no sentido de dar vida às ações ora praticadas na escola. Pretende-se que as reflexões deste momento façam com que as pessoas saiam da zona de conforto de um simples ato de aprovar ou reprovar, e percebam que se faz necessária uma avaliação plena do real trabalho pedagógico realizado, considerando que o Conselho de Classe é um órgão colegiado e se constitui num momento importante da avaliação escolar. Desta forma, este trabalho apresenta uma reflexão que propõe a superação das velhas práticas, onde todos os atores estejam envolvidos e responsabilizados pelos resultados, resgatando o sentido real da prática avaliativa no processo pedagógico. A pesquisa foi realizada num Colégio Estadual de Ensino Médio regular, turno matutino, numa abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa etnográfica por meio da observação participante, considerando que existe um grau de interação com a situação problematizada e também a análise documental, onde foi possível a leitura e interpretação de vários documentos como: atas de Conselhos de Classe 2014/2015, PPP, Regimento Escolar, materiais disponíveis no ambiente de Estudo da Coordenação Pedagógica para a revisão de literatura, e fichas de Conselhos de Classe para contextualizar as informações e, desta forma, reconhecer a necessidade de ultrapassar as barreiras que impedem que o Conselho de Classe seja o espaço de avaliação, auto avaliação e análise do processo pedagógico para posterior reestruturação da prática.-
Formato: dc.format19 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos de educação-
Título: dc.titleO Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democrática-
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