Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Fabiana Thomé da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Tania Mara da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55624 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A reflexão sobre a prática do Conselho de Classe visa contribuir no processo de Ensino e Aprendizagem no sentido de dar vida às ações ora praticadas na escola. Pretende-se que as reflexões deste momento façam com que as pessoas saiam da zona de conforto de um simples ato de aprovar ou reprovar, e percebam que se faz necessária uma avaliação plena do real trabalho pedagógico realizado, considerando que o Conselho de Classe é um órgão colegiado e se constitui num momento importante da avaliação escolar. Desta forma, este trabalho apresenta uma reflexão que propõe a superação das velhas práticas, onde todos os atores estejam envolvidos e responsabilizados pelos resultados, resgatando o sentido real da prática avaliativa no processo pedagógico. A pesquisa foi realizada num Colégio Estadual de Ensino Médio regular, turno matutino, numa abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa etnográfica por meio da observação participante, considerando que existe um grau de interação com a situação problematizada e também a análise documental, onde foi possível a leitura e interpretação de vários documentos como: atas de Conselhos de Classe 2014/2015, PPP, Regimento Escolar, materiais disponíveis no ambiente de Estudo da Coordenação Pedagógica para a revisão de literatura, e fichas de Conselhos de Classe para contextualizar as informações e, desta forma, reconhecer a necessidade de ultrapassar as barreiras que impedem que o Conselho de Classe seja o espaço de avaliação, auto avaliação e análise do processo pedagógico para posterior reestruturação da prática. | - |
Formato: dc.format | 19 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Título: dc.title | O Conselho de Classe e a atuação da Coordenação Pedagógica no contexto da gestão democrática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: