O papel do pedagogo junto ao aluno portador de necessidades educativas especiais

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Autor(es): dc.contributorCeccatto, Andréa de Paula, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorBorges, Sibeli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:03:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:03:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55622-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55622-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Andréa Ceccatto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho provoca uma análise reflexiva a respeito das intervenções pedagógicas do pedagogo e da escola frente à alunos especiais, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos, livros e artigos. A Inclusão Escolar é um tema bastante instigador, pois não é algo comum e universal no cotidiano social e escolar encontrando-se ainda distante enquanto uma ação natural, eficaz e duradoura. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências, seus familiares e escolas especializadas na busca de seus direitos e lugar na sociedade. Diante disso, o objetivo, é estudar os aspectos importantes da inclusão escolar destacando a importância do pedagogo no processo da inclusão, analisando os recursos teóricos, metodológicos, verificando também o papel do professor e da escola neste processo. O trabalho, dividido em três capítulos, aborda primeiramente aspectos históricos da deficiência no Brasil, bem como do atendimento das pessoas com deficiência e ainda trata a respeito da inclusão escolar. No segundo capitulo aborda a respeito do pedagogo, sua função, sua formação e suas responsabilidades no meio escolar. No terceiro e último capitulo, foi realizado um estudo acerca do pedagogo e o aluno especial, o seu relacionamento, a forma com que o se relacionam e o papel da escola e do professor no processo de inclusão. Foi possível verificar que os pedagogos estão cientes e comprometidos com a inclusão de pessoas com necessidades especiais e que a ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade.-
Formato: dc.format31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Título: dc.titleO papel do pedagogo junto ao aluno portador de necessidades educativas especiais-
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