Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Sibeli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:03:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:03:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55622 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho provoca uma análise reflexiva a respeito das intervenções pedagógicas do pedagogo e da escola frente à alunos especiais, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos, livros e artigos. A Inclusão Escolar é um tema bastante instigador, pois não é algo comum e universal no cotidiano social e escolar encontrando-se ainda distante enquanto uma ação natural, eficaz e duradoura. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências, seus familiares e escolas especializadas na busca de seus direitos e lugar na sociedade. Diante disso, o objetivo, é estudar os aspectos importantes da inclusão escolar destacando a importância do pedagogo no processo da inclusão, analisando os recursos teóricos, metodológicos, verificando também o papel do professor e da escola neste processo. O trabalho, dividido em três capítulos, aborda primeiramente aspectos históricos da deficiência no Brasil, bem como do atendimento das pessoas com deficiência e ainda trata a respeito da inclusão escolar. No segundo capitulo aborda a respeito do pedagogo, sua função, sua formação e suas responsabilidades no meio escolar. No terceiro e último capitulo, foi realizado um estudo acerca do pedagogo e o aluno especial, o seu relacionamento, a forma com que o se relacionam e o papel da escola e do professor no processo de inclusão. Foi possível verificar que os pedagogos estão cientes e comprometidos com a inclusão de pessoas com necessidades especiais e que a ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. | - |
Formato: dc.format | 31 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Título: dc.title | O papel do pedagogo junto ao aluno portador de necessidades educativas especiais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: