Atuação do coordenador pedagógico nos processos de formação continuada nas séries iniciais da rede municipal de Matinhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Aparecida Reis, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRosalin, Mariliz Cristiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55604-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Aparecida Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Coordenador Pedagógico enquanto agente articulador da Formação Continuada dos professores que atuam nas séries iniciais na rede Municipal de Matinhos. A pesquisa tem como objeto de estudo a ação do coordenador Pedagógico no Programa de Formação Continuada da SMEEC (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos). A Formação Continuada de Professores apresenta-se como uma área de conhecimento que cresce significativamente no Brasil, para tal a figura do Coordenador Pedagógico é vista como mediador dessa formação no contexto escolar a partir da prática cotidiana. O estudo teve o embasamento teórico de Libâneo (2001), Vasconcellos (2013), Oliveira (2013), Saviane (2002), Waldmann e Schnetzler (2007), Nóvoa (1992) e outros. A metodologia teve o estudo exploratório e a pesquisa qualitativa, por meio de questionários respondidos pelos professores das séries iniciais, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica da SMEEC de Matinhos. Contudo, o artigo evidencia a forma como o Coordenador Pedagógico participa da elaboração do processo de Formação Continuada de Professores e assim passa a contribuir na prática pedagógica dos docentes e desta forma proporcionar ao professor uma reflexão acerca da sua rotina pedagógica, levando-o a agir de maneira diferente da habitual, atuando em seu trabalho com maior qualificação, o que resultará na melhoria do ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.format24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectOrientadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Título: dc.titleAtuação do coordenador pedagógico nos processos de formação continuada nas séries iniciais da rede municipal de Matinhos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.