
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Maria Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Joseman dos Santos Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55592 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55592 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Maria Aparecida Barbosa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo trata da temática eleição para diretores da escola pública, através de um estudo bibliográfico sobre as experiências deste processo no Brasil a partir de 1988. Apresenta a necessidade de se considerar suas características e os problemas de sua institucionalização e implementação. Observa ainda seus efeitos sobre a efetivação da democracia na gestão escolar e diferentes possibilidades de acesso ao cargo de diretor. Para tanto se consultou autores de referência dentre eles Vitor Henrique Paro e Ângelo Ricardo de Souza, para que fosse possível analisar e evidenciar que a escolha de diretores de escola via eleições efetiva a democracia no ambiente escolar. Com base neste estudo, objetiva-se principalmente examinar alguns pontos de tensão da experiência eletiva nas escolas, bem como discutir aspectos relacionados ao impacto deste importante instrumento de democracia, sobretudo o papel desempenhado pelo diretor tendo como prioritário o incentivo a prática democrática na gestão da escola pública, compreendendo que o exercício de tal escolar deve estar atrelado ao compromisso de organizar e viabilizar condições para que toda a comunidade escolar participe diretamente do processo de formação dos diferentes sujeitos atendidos na escola. | - |
| Formato: dc.format | 14 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares - Eleições | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares - Escolas publicas | - |
| Título: dc.title | Eleição pra diretores : a concretização da democracia na escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: