Eleição pra diretores : a concretização da democracia na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Joseman dos Santos Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:28:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:28:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55592-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Maria Aparecida Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente artigo trata da temática eleição para diretores da escola pública, através de um estudo bibliográfico sobre as experiências deste processo no Brasil a partir de 1988. Apresenta a necessidade de se considerar suas características e os problemas de sua institucionalização e implementação. Observa ainda seus efeitos sobre a efetivação da democracia na gestão escolar e diferentes possibilidades de acesso ao cargo de diretor. Para tanto se consultou autores de referência dentre eles Vitor Henrique Paro e Ângelo Ricardo de Souza, para que fosse possível analisar e evidenciar que a escolha de diretores de escola via eleições efetiva a democracia no ambiente escolar. Com base neste estudo, objetiva-se principalmente examinar alguns pontos de tensão da experiência eletiva nas escolas, bem como discutir aspectos relacionados ao impacto deste importante instrumento de democracia, sobretudo o papel desempenhado pelo diretor tendo como prioritário o incentivo a prática democrática na gestão da escola pública, compreendendo que o exercício de tal escolar deve estar atrelado ao compromisso de organizar e viabilizar condições para que toda a comunidade escolar participe diretamente do processo de formação dos diferentes sujeitos atendidos na escola.-
Formato: dc.format14 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares - Eleições-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares - Escolas publicas-
Título: dc.titleEleição pra diretores : a concretização da democracia na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.