
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jandicleide Evangelista | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Autor(es): dc.creator | Tomen, Joice | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/55591 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55591 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo objetivou discorrer sobre a indisciplina no ambiente escolar. Sabe-se que atualmente um dos maiores desafios da educação repousa na falta de limites de muitos educandos, o que interfere no processo de aprendizagem, aliado ao desarmamento dos professores e gestores frente a essa situação. Considera-se que o aspecto comportamental traduz uma realidade social, sendo possível que as manifestações de indisciplina possam ser enfrentadas pedagogicamente e com êxito, dependendo da postura e visão dos educadores. Educar para a vida requer transformar as diferentes dimensões dos obstáculos educacionais em matéria prima da educação rumo a consecução da cidadania. Este estudo se justifica, assim, em compreender a indisciplina e os fatores que a motivam, bem como a atuação dos educadores neste contexto. A metodologia de pesquisa aplicada foi a revisão bibliográfica, analisando as contribuições de diferentes autores que discorrem sobre o tema em questão, tendo por base artigos científicos. Ao término, constatou-se que o problema existente em relação ao tema proposto, é que o mesmo a princípio é resultante do convívio familiar, no qual não lhes é informado a existência de normas de disciplina, assim sendo, acabam por estender a falta de limites que resulta em indisciplina para fora do âmbito familiar, ou seja, para a escola e conjuntamente o convívio social. | - |
| Formato: dc.format | 22 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pratica de ensino | - |
| Título: dc.title | A indisciplina no âmbito escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: