Como os fatores situacionais interferem no processo de tomada de decisão do consumidor de cosméticos

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Autor(es): dc.contributorMartins, Tomás Sparano, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorDemeneck, Jéssica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/55588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/55588-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Tomas Martins Sparano-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em 2016, o mercado brasileiro de Beauty and Personal Care cresceu apenas 4,8%. Esse pequeno crescimento ocorreu devido ao reajuste de preços, o que contribuiu para o declínio das vendas no ano. Além disso, a macroeconomia brasileira teve forte influência nesse resultado, com o aumento das taxas de desemprego, alta inflação, além de crises econômicas e políticas. A consequência desse cenário foi a diminuição do poder de compra dos consumidores. Para fazer uma análise relacionada à influência dos fatores situacionais no processo de tomada de decisão dos consumidores de cosméticos foram estudadas as teorias relacionadas ao comportamento de compra do consumidor e o seu processo de tomada de decisão. Além disso, houve uma exploração da teoria relacionada aos fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor. Para a obtenção de resultados mais aprofundados foi realizada uma pesquisa mercadológica, por meio de um levantamento: o focus group. Foram feitas duas sessões dos grupos focais com mulheres entre 19 e 29 anos, residentes em Curitiba-PR. Analisando os dados gerados, conclui-se que a compra por impulso é mais fácil de acontecer para os produtos da categoria de maquiagens, por serem produtos mais baratos e utilizados com mais frequência. Além disso, a compra realizada por mulheres, principal público desse segmento, está muito atrelada à autoestima e estado de espírito no momento da compra. Outro fator influenciador é a possibilidade de experimentação no local de compra.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor - Processo decisório-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos - Consumo-
Título: dc.titleComo os fatores situacionais interferem no processo de tomada de decisão do consumidor de cosméticos-
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